13 de abr. de 2011

Sid & Manny - A Era do Gelo


Os personagens Sid (bicho preguiça) e Manny (o mamute) são amigos que vivem no início da era glacial; personagens principais do filme A Era do Gelo, um engraçado e inovador sucesso, que já tem o quarto filme com com lançamento marcado para 2012.

Não se sabe muito sobre a vida de Sid, seus pais, infância. O que fica bem claro é que por ser atrapalhado e tagarela, foi abandonado por sua família e amigos. Sozinho, Sid é um animal frágil e indefeso, não só por ser um bicho preguiça mas também pelo fato de ser muito atrapalhado e se meter facilmente em encrencas. Mesmo com um histórico de abandono, Sid se mostra um personagem alegre e de "bom coração".

"Foram embora sem mim, fazem isso todo ano. Por que? Será que ninguém gosta de mim? Será que ninguém se importa com a preguiça Sid? Tá legal eu vou sozinho mesmo", diz ele logo no início do filme.

Em umas de suas confusões Sid conhece Manny, aproveitando que este é um mamute enorme que pode lhe oferecer proteção, Sid resolve, mesmo sem ser bem-vindo, seguir Manny, mesmo que pra isso seja necessário desistir de seguir seu instinto, que seria de migrar para o Sul naquela época.
Manny por sua vez é um animal forte, capaz de "se virar" sozinho e talvez por isso resolve não seguir os outros animais na migração. Também não se sabe sobre sua vida antes do encontro com Sid, ele na verdade é vitima da extinção de sua espécie e, por isso, solitário. Determinado e de paciência curta, o mamute se encontra com Sid e apesar de não ter nada a ver com a situação o defende.

"Pera aí, pensei que os rinocerontes fossem vegetarianos... Sabe, eu não gosto de animais que matam por prazer". Em uma conversa entre os dois fica clara a biografia de característica pessoal comum entre os dois:

Manny: Não tem outra pessoa pra você chatear? Amigos, familia...

Sid: Ah! minha família me abandonou, eles preferiram migrar sem mim. Nem imagina o que fizeram no ano passado. Sabe, eles acordaram cedo, amarraram as minhas mãos, os meus pés, me enfiaram um rato silvestre na boca, fecharam a entrada da caverna, apagaram as pegadas e foram pela água para que eu não pudesse farejá-los. Me fala de você, tem família?

Manny nada responde e fica de costas

Apesar do pouco que se sabe sobre a vida dos dois personagens, ambos tem muito em comum. A biografia de cunho pessoal dos dois revela um passado sem muitos relatos e um fato em comum: ambos serem solitários. Talvez por isso se dêem tão bem juntos e conseguem ter o mesmo ponto de vista na história, o de fazer o bem devolvendo a criança.

Luan Silva :: Laboratório de Comunicação 2011.1

Nenhum comentário:

Postar um comentário