20 de abr. de 2011

Rio


Blu (Jesse Eisenberg), uma arara azul que, quando filhote, foi levada ilegalmente para os Estados Unidos. Ele vivia uma vida tranquila com a sua dona Linda (Leslie Mann), na pequena e fria Minnesota, até que o ornitóligo Túlio (Rodrigo Santoro) entra em suas vidas. Túlio conta a Linda, que Blu é o único macho da espécie e que para que a espécie continue existindo, é preciso que Linda e Blu vão até o Rio de Janeiro, para que Blu acasale com a única fêmea da espécie, Jade (Anne Hathaway). Jade, ao contrário de Blu, gosta de ser livre e o encontro dos dois se torna algo desastroso. Na noite do mesmo dia, os dois são sequestrados por traficantes e levados para uma favela. Quando chegam no cativeiro, são acorrentados pela pata e a fuga se torna uma aventura, pois Blu, que viveu quase toda a sua vida dentro de casa, não sabe voar.
Durante todo o filme, Blu e Jade tentam se soltar, enquanto Linda e Túlio os procuram. Blu conhece muitos pássaros nativos que se tornam seus amigos e é perseguido por um pássaro que trabalha para o traficante que os sequestrou. Quando eles finalmente conseguem se livrar da corrente que os prende, percebem que a companhia um do outro faz falta. Os dois se separam e tudo parece estar terminado, até que Jade é sequestrada novamente e Blu resolve livrá-la das mãos do traficante. Blu consegue libertar Jade e muitos outros pássaros do avião em que se encontravam presas, mas Blu não contava com o fato de Jade estar com a asa machucada quando se lançam do avião e é aí então que Blu, em queda livre, se vê numa situação de vida ou morte e consegue, então, voar pela primeira vez. Tudo termina bem e, tando Blu quanto Linda ficam no Rio, vivendo na reserva florestal Blu.
A história é envolvente e a animação 3D impecável. Apesar de o filme conter erros em relação à localização dos pássaros e incompatibilidade de raças, os cenários são fantásticos e, mesmo mostrando favelas e traficantes, o filme não passa uma imagem negativa da cidade, ao contrário, o que é mostrado é uma cidade feliz, colorida e que faz jus ao apelido de Cidade Maravilhosa.

Raphael D'Oliveira Costa :: Laboratório de Comunicação 2011.1

Nenhum comentário:

Postar um comentário