15 de jun. de 2011

Análise Acadêmica - UP Altas Aventuras


O longa-metragem UP-Altas Aventuras reúne diversos elementos audiovisuais de forma bastante sofisticada e rica, um dos motivos pelos quais foi premiado com o Oscar de melhor animação em 2009. Por se tratar de uma produção deste gênero, o filme destaca componentes que venham alcançar um número grande de espectadores, uma audiência em massa que não se restringe ao público infantil, como antigamente. Tal amplitude baseia-se na elaboração de um roteiro – o do filme segue a narrativa audiovisual clássica - que identifique também pessoas de outras faixas etárias, incluindo nos personagens dramas e conflitos do cotidiano adulto.
Um exemplo, presente no filme, é a realidade do protagonista: idoso, ele sente a perda de sua esposa e a solidão o aflige, ainda que resista a ser levado para um asilo. A sintonia das histórias contadas no filme com histórias de vida de quem o assiste é fruto de uma estratégia.
O cinema de animação é considerado arte industrial, pois se vale de instrumentos diversos para criar meios fantásticos de transmitir sentimentos e emoções, integrando a essa, outras formas de expressão. Nele encontramos música, plástica, dança, entre outras. Porém existem elementos que são próprios do cinema de animação, tais como: “Timing – estudo detalhado do tempo, Dinâmica do Movimento – aspectos que caracterizam a ação e o Acting – capacidade de fazer os elementos de uma animação ter dimensão psíquica” (DELALLO, p. 5).
Ainda sob o ponto de vista da aproximação com o espectador, o som é algo que é marcante no filme. Como o filme tem momentos de carga dramática intensa, as trilhas sonoras são ingredientes que reforçam o sentimento nas cenas, como quando a esposa do protagonista descobre que não pode ter filhos e a cena é coberta por uma trilha de notas tristes. Considerando a fala (som representativo), ela é essencial neste filme até mesmo em personagens que por convenção não falam nossa língua. É o caso dos cachorros, que carregam coleiras tradutoras e participam dos diálogos por meio deste instrumento, interagindo com outros personagens e também com o público.
Em termos gerais, UP-Altas aventuras segue um modelo de produção clássico e próspero dos estúdios Disney. Um dos pontos de virada evidentes é a morte da esposa do protagonista, acontecimento que gera nele a vontade de viajar com a casa até o Paraíso das Cachoeiras. Em alguns momentos, o menino Russel (coadjuvante) ganha destaque diante do protagonista, porém são aspectos da vida de Carl que são lembrados e interligados ao longo do filme, além das descobertas que ele faz durante a aventura.
O design das personagens merece um destaque. Carl é praticamente uma figura geométrica mais quadrada demonstrando claramente uma falta de flexibilidade enquanto Russel, mais gordinho e redondo representa justamente o lado mais dinâmico e participativo. (CRUZ, 2009)
Assim, o filme pode ser considerado uma compilação bem-sucedida de componentes audiovisuais, que cativam o espectador e fazem com que ele também embarque nesta animação.

Referências Bibliográficas:
CRUZ, Gabriel. Up-Altas Aventuras Resenha. 2009. http://jovemnerd.ig.com.br/especiais/filmes/up-altas-aventuras-resenha/
DELALLO, Jarislene. Unidade Didática sobre desenho animado. http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2267-6.pdf

ALUNA: LARISSA DETONI LABCOM NOITE

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