28 de mar. de 2011

“CADAVRE EXQUIS”: O conto colaborativo do Tim Burton.

stainboy

Em algum momento da sua vida você já deve ter ouvido falar no produtor e diretor Tim Burton. Alguns dos clássicos do cinema (Edward Mãos de Tesoura, O Estranho Mundo de Jack, Alice no País das Maravilhas, entre outros.) levam a assinatura dele. Porém, além de grandes projetos cinematográficos, o Diretor também se aventura pelo mundo dos curtas e das animações, como por exemplo o “The World of Stainboy”, que é o assunto do post.

Stainboy - Exemplo

Tim criou o personagem Stainboy especialmente para a produção de curtas. Normalmente os vídeos possuem a duração de 3 a 4 minutos. Mas o interessante vem agora. Tim resolveu escrever a nova história do personagem com a ajuda dos fãs. Com o título de “CADAVRE EXQUIS”, ele anunciou que o roteiro seria escrito através do twitter e que qualquer um poderia participar. O concurso ocorreu entre o dia 22 de Novembro de até 6 de Dezembro do mesmo ano, e funcionou da seguinte maneira:

A história seria uma narração. Tim publicou o primeiro tweet do roteiro no site http://www.burtonstory.com/. Ao decorrer do período, qualquer um poderia twittar um pedaço do roteiro, em inglês, seguido da tag #BurtonStory. Os melhores textos, seguindo coerência, eram selecionados e exibidos no site da colaboração.

O resultado final da história pode ser encontrado no site. O curta está em processo de produção e possui previsão de estreia para o segundo semestre de 2011.

Alexandre Ponce – LAB COM 2011.1