Laboratório de Comunicação

A disciplina Laboratório de Comunicação faz parte da grade obrigatória do curso de Comunicação Social, habilitações em Jornalismo e em Publicidade e Propaganda, da Universidade Veiga de Almeida. Ministrada no terceiro período, mas sem pré-requisitos, ela consiste em apresentar as formas dos textos narrativos e praticar a produção audiovisual, focando as novas mídias e as possibilidades de interação. Dentre os assuntos abordados estão a construção de roteiros e personagens, o uso de diálogos e a aplicação de trilhas sonoras.

 
Objetivos:

 
  • Apresentar e analisar conceitos e práticas relativas ao desenvolvimento de roteiros para produção de audiovisuais.
  • Propiciar a capacitação do aluno na criação de produtos audiovisuais para os diversos tipos de mídias existentes.
  • Produzir um vídeo seguindo um roteiro que atenda as especificações técnicas de criação e formatação de produtos audiovisuais.
Conheça a ementa da disciplina.

• AVALIAÇÕES

As avaliações da disciplina de Laboratório de Comunicação constam de prova escrita presencial e trabalhos práticos. Estes são dois: um texto para este blog e um vídeo. Orientações:

> P1

Análise crítica

O aluno deverá desenvolver um texto de no máximo uma lauda sobre algum produto audiovisual levando em consideração os pontos conceituais estudados em sala de aula. Ele poderá escolher apenas um dos tópicos para fazer uma análise mais aprofundada, sem esquecer de indicar qual é o vídeo analisado.
Vale filme, série, programa de televisão, comercial, curta-metragem, animações etc, ou seja, qualquer produto audiovisual.
Ao postar, o aluno deverá escolher um título para o post, incluir o texto e, ao final, colocar o nome e a turma a que está vinculado.
Além do post digital, o estudante deve entragar uma cópia impressa do texto para o professor.
  • Valor: 1,0 (um) ponto
  • Deadline: 13 de abril (dia da primeira prova do semestre).
Vídeo: ficção
Em grupo de no máximo 5 componentes.
Produzir um vídeo ficcional de 1' (máximo permitido, incluindo os créditos).
Tema: Amizade
Gênero: sorteado em sala - o grupo que ainda está sem o gênero deverá enviar um e-mail para erica@ericaribeiro.com, informando os nomes dos componentes do grupo e pedindo o gênero. Este será enviado por e-mail para o aluno que entrou em contao.
O vídeo deverá ser postado neste blog (Escaletas). Indique no nome do vídeo no título. No post, coloque primeiro a janela do vídeo (previamente postado no Youtube - se não tiver uma conta, faça) e abaixo a indicação dos nomes dos componentes (com nome e sobrenome).
  • Valor: 4,0 (quatro) pontos
  • Deadline: 13 de abril (dia da primeira prova do semestre).
Prova presencial
Conteúdo dado em sala de aula e material enviado por e-mail (relativo ao estudado e discutido em aula)
  • Valor: 5,0 (cinco) pontos
  • Data: 13 de abril