17 de jun. de 2011

Documentário "Geração de Conflitos" - Mensalidades elevadas




NOME: ALINE ANDRADE, FERNANDA LOPES E LILIAN JOAQUIM
LABORATÓRIO DE COMUNICAÇÃO
UVA - NOITE - 2° TEMPO

Documentário: Real? (Conflito de Gerações)

Análise crítica – Lixo Extraordinário


O documentário indicado ao Oscar desce ano, que conta através do trabalho do artista plástico Vik Muniz a história do Aterro de Gramacho, das pessoas que ali trabalham e como tudo aquilo pode se transformar em algo tão sublime como a arte, é uma produção resultante de uma parceira que aconteceu entre produtores Brasileiros e Norte Americanos.

O documentário que conta com elementos recorrentes em audiovisuais de tal gênero, como a abordagem não estereotipada de um tema real, a não existência de personagens e sim o retrato fiel da realidade com pessoas até então anônimas na suas atividades, surpreende conseguindo prender até mesmo o espectador que não tem uma boa aceitação do gênero.

Inicialmente toda história é relatada de forma pacata e monótona, mas com o envolvimento que o documentário possibilita com as tramas nele abordada, o mesmo vai se tornando cada vez mais intenso, através principalmente da estreita relação que é criada entre o espectador e os diferentes dramas sofridos pelas pessoas que sobrevivem naquele e por causa daquele lixão.

Tal envolvimento se da pela utilização de dolorosos relatos reais daqueles que sofrem de forma direta com aquilo que todos nós causamos, mesmo que de forma indireta que é a produção e descarte inconsciente de lixo. Passando a ideia de que todos podem vir a se tornar vítima dessa realidade.

Tudo isso propicia aos espectadores do documentário a possibilidade de refletir sobre a diferente realidade do artista Vik Muniz e os catadores de materiais recicláveis e como existe uma relação entre as histórias, desejos e oportunidades de ambos que ao se unirem conseguem transformar a realidade até mais decadente.

Celular - A história

Profesora, ontem, eu postei o link do vídeo...
Como não estava conseguindo por a janela dele, abaixo segue a mesma.



Aluna: Jéssica Mello
Laboratório de Comunicação
Noite | Segundo tempo