4 de jun. de 2011

Análise Crítica: Monty Python's Flying Circus

  Monty Python's Flying Circus foi uma série de comédia britânica, exibida de 1969 a 1974 e tinha sua estrutura baseada em Esquetes (Pequenas encenações) onde sempre usaram seus programas para fazer criticas de forma inteligente a sociedade Britânica, com apenas 6 atores eles revezavam entre personagens de características diferentes, onde todos contracenavam juntos.
  Com a ajuda de variados cenários e roupas unidos a capacidade dos atores de se transformarem em qualquer personagem fizeram o stand-up se tornar um programa com ibope alto.
  O programa tinha como estilo o humor surreal e o Nonsense ("sem sentido", em inglês) que na época era super inovador, o que levou o grupo a se consagrar na Inglaterra e influenciar a nova leva de comediantes que estavam por vir.
Em algumas esquetes eles pegam um tema inicial e trabalham a comédia de variadas maneiras com situações diferentes, usam também  personagens com personalidade forte e alguns meio psicóticos para tornar a trama mais cômica.




  A esquete encenada nesse episódio faz sátira a uma entrevista de emprego um tanto quanto duvidosa, mostrando o quanto o entrevistado pode ser subjugado ao seu empregador, de diversas maneiras, mas principalmente de uma forma psicológica.
  Originalmente pertenceu à antiga série de John Cleese, "How to Irritate People”, mas foi refilmado e reusado no Flying Circus onde empregador simula uma pessoa dissimulada, e se aproveita do nervosismo do entrevistado colocando diversas situações inimagináveis para uma entrevista, durante toda a esquete. Fazendo com que o seu possível "futuro" subordinado fique confuso, perdendo qualquer tipo de reação, ou agindo de uma maneira no mínimo estranha passando a impressão de que não seja uma pessoa muito normal.
  Ao final o Entrevistado se surpreende ao descobrir que toda entrevista, não passou apenas de uma piada onde o contratante revela estar fazendo aquilo por pura diversão de estar vendo alguém entrar no estado insano.


Grupo: Alessandro Dias & Pedro Américo