9 de abr. de 2011

Bruna Surfistinha- O filme ! Personagem e Ponto de vista /Ponto de Foco


Título original : Bruna Surfistinha

Lançamento : 2011 (Brasil)

Direção : Marcus Baldini

Atores: Deborah Secco , Drica Moraes, Fabiula Nascimento, Cássio Gabus Mendes.

Duração : 109 minutos

Gênero : drama

Status : em cartaz



O filme Bruna Surfistinha é baseado no livro “ O doce veneno do escorpião” escrito por Raquel Pachecho nome real de Bruna surfistinha onde ela conta como era sua vida e suas experiências como garota de programa.

Raquel (Deborah Secco), protagonista do filme, era uma jovem da classe média paulistana, onde com seu temperamento rebelde e vivendo um conflito com a família e sendo ridicularizada pelos colegas , resolve fugir de casa , e viver num prive onde as garotas moram e recebem clientes. Logo, vira garota de programa.

Adota o nome de Bruna e fica amiga daquelas mulheres,. De ingênua e desajeitada, Bruna se torna a garota de programa mais disputada do lugar , loira com seu corpo atraente e estilo mulher sensual atrai a todos que entram naquele lugar ,e a que mais ganha dinheiro. Conhece a sofisticada Carol, que lhe mostra a prostituição de alto luxo, e aluga um flat para receber seus próprios clientes. A fama nacional vem quando, com o nome de Bruna Surfistinha, passa a contar num blog suas aventuras sexuais e afetivas como garota de programa. Mas Bruna vê seu dinheiro e sua saúde serem consumidos pela cocaína e, quando chega ao fundo do poço, é hora de dar uma nova guinada em sua vida. Bruna Surfistinha é a principal personalidade da Internet hoje em dia. Seu blog é visitado diariamente por milhares de internautas que se deliciam com os relatos picantes dos programas que fez com homens, mulheres, e casais em seu flat. É um filme onde você pode perceber como é a vida de uma garota de programa , o que acontece com cada uma delas e o quanto é difícil seguir essa profissão nada agradável.

Percebemos então o ponto de vista e o ponto de foco do filme :

O ponto de vista está diretamente ligado ao olhar do personagem principal, portanto no filme Bruna Surfistinha, o ponto de vista está ligado a Raquel Pacheco. Podemos perceber o ponto de vista em todas as cenas em que ela aparece, nessas cenas o filme é visto no ponto de vista dela.

O ponto de foco é o que se percebe, a história em si, contada pelo tema da narrativa e pela história sendo desenvolvida por meio de um personagem. Em Bruna Surfistinha percebemos o ponto de foco pelo modo de vida que tornou-se sendo garota de programa , seu dia a dia , suas experiências em relação a vida sexual

http://www.youtube.com/watch?v=8FKuCSA2c0U

Laboratório de Comunicação
Turma : 1com13D
Isadora De Oliveira Ruas


Ponto de vista e ponto de foco em Tropa de Elite


O filme Tropa de Elite retrata o dia-a-dia de um grupo de policiais e do capitão do BOPE, interpretado pelo ator Wagner Moura, que quer deixar a corporação e tenta encontrar um substituto para seu posto. Paralelamente dois amigos de infância se tornam policiais e se destacam pela honestidade e honra ao realizar suas funções, se indignando com a corrupção existente no batalhão em que atuam.

Filme que teve a direção de José Padilha foi estreado em Outubro de 2007.

Neste filme podemos analisar o ponto de foco e o ponto de vista.

O ponto de vista sempre está ligado ao olhar do personagem principal, portanto no filme Tropa de Elite o ponto de vista está ligado ao Capitão Nascimento. Podemos perceber o ponto de vista em todas as cenas em que o Capitão Nascimento aparece, nessas cenas o filme é visto no ponto de vista dele.

O ponto de foco é o que se percebe, a história em si, contada pelo tema da narrativa e pela história sendo desenvolvida por meio de um personagem. Em Tropa de Elite podemos perceber o ponto de foco pelo grupo de policias.

Enfim, no filme Tropa de Elite fica bem distinto o ponto de vista e o ponto de foco na narrativa. Não podemos esquecer que o ponto de foco e o ponto de vista são interdependentes.


Aluna: Gabriella Santi Freitas

Turma: 1COM13C

A trilha das cobras venenosas



Grupo: Jéssica Mello
Juliana Fonseca
Leílson

Laboratório de comunicação
Érica Ribeiro

Skol, Adocica meu amor, Adocica!

Skol, Adocica meu amor, Adocica!

A produção audiovisual escolhida foi o Comercial da Skol, exibido em meados de dezembro 2010 a março 2011. Esta usou da comedia para passar a mensagens de seu produto, usando um ‘dingol’ que impregnou a cabeças das pessoas (inclusive tornando-se rit no carnaval 2011), fazendo com que a musica gera-se automaticamente a associação do produto e do personagem presente nessa propaganda, personagem este que dedico a minha analise.

Como bem sabemos, seja em que mídia for, os personagens são os elemento fundamental para garantir o envolvimento do público. O personagem – protagonista no caso dessa peça publicitária aparenta ser jovem, tentando representar o publico alvo-consumidor do produto a ser divulgado, Nesse personagem podemos perceber claramente a preocupação dos criadores em transformá-lo em um elemento fundamental da produção; sua aparência é transformada ao decorre da peça, ganhando em cada quadro mais adereços e acessórios, tornando mais marcante; suas forma e maneira de se movimentar são perfeitamente encaixadas com os acessórios que surgem durante a cena; suas atitudes e postura diante a ação que acontece e feita de maneira bem hilária, aspecto importante que prende a atenção do espectador. Fazendo com que este consiga criar uma associação a todo o momento com elementos usado por este personagem. A meu ver o personagem foi perfeitamente criado com as características do A.I.D.A. No entanto este não é um personagem complexo, e no meu ponto de vista sua função é passar a idéia que as coisas diferentes e nem sempre muito agradáveis podem ser boas e gerar sucesso quando possuem bons motivos para isso, no caso deste a salvação, o ‘igual aceitável’ é a Skol. Mostrando que esta lhe traz a popularidade e sucesso desejado independente do estilo e aparência que o tenha.
ALUNA: Thaiany Y.P.Romeu
Laboratório de Comunicação – Turma : 1COM33B

Links para "Trilhas Brancas"



Para ajudar a galera estou mandando o link de alguns sites que disponibilizam ‘Trilhas Brancas’ (musicas livres de direitos autorais) para que vocês possam usar em suas produções audiovisuais..

Enfim, fica a dica.


Crhis Gardner: à procura da felicidade


Crhis Gardner é um homem responsável, batalhador, um grande pai, negro, pobre, sem sorte, sem oportunidades e extremamente inteligente. Ele tem um grande desejo de poder sustentar sua família com dignidade. Tanto que através dessa qualidade, podemos prever suas atitudes em cada situação.
Crhis em alguns momentos mostra-se arrogante e explosivo, como podemos testificar na cena em que ele corre atrás do mendigo que roubou seu aparelho de raio-x portátil. Mas é possível perceber que quando demonstra esse tipo de comportamento, está desesperado ou altamente pressionado.
Ao mesmo tempo, percebe-se também que é carinhoso, atencioso e extremamente preocupado com seu filho. Quando Crhis e seu filho vão morar em um hotel bem simples, no momento da hora de jogar basquete de seu filho, ele tira um ensinamento para a vida do pequeno. Ele diz para nunca deixar ninguém dizer que ele não pode fazer alguma coisa. Crhis ensina a seu filho a maneira como ele deveria viver, que é a que vive.
Crhis também é um homem muito inteligente. Ele conseguiu usar sua inteligência para se relacionar com pessoas influentes e assim realizar seu objetivo. Não ser mais a pessoa que era, porque ele sabia que era capaz.
Analizando sua trajetória, podemos concluir que era de se saber que seria feliz em seus objetivos. Pois desde o princípio, se mostrou um homem que possui foco e responsabilidade. E o mais interessante, é que Crhis não é só o personagem de um filme. Ele é real. E podemos tirar todos esses ensinamentos para nossa vida.

Jéssica de Mello
20101103799