17 de mai. de 2011

Postagem Blogspot - Tutorial

Acreditando no ditado "antes tarde do que nunca", segue um mini-tutorial para postagem de material aqui no Escaletas. Sei que muita gente já aprendeu - ou já sabe desde que nasceu - mas ainda há aqueles que nem tentaram, se enrolam ou tem pavor só de pensar sobre o assunto. Mas é um passo-a-passo razoavelmente bem detalhado. Se você tiver alguma sugestão, deixe um comentário para que possamos melhorar o tutorial e ajudar os outros colegas!

Calendário final 2011.1

Diante de algumas eventualidades, nosso calendário inicial sofreu alterações. Algumas já foram percebidas em sala de aulas, mas ainda restam algumas semanas para o semestre terminar. Assim, nossas próximas aulas deverão ficar da seguinte forma:

18/5: Documentários
25/5: Trilhas sonoras
1/6: Semana da Comunicação
8/6: Revisão para P2
15/6: Aplicação de P2 e prazo final para entrega de trabalhos
    Trabalhos:
  1. Mini-doc sobre a temática 'Conflito de gerações'. Deverá ser postado no Youtube e publicado aqui no Escaletas. Em grupo. Aproximadamente 8'. Valor: 4,0.
  2. Análise acadêmica sobre qualquer produto audiovisual, ligando à disciplina como visto em sala de aula e em exemplos disponilizados pelo blog. Máximo em dupla. Duas laudas. Publicar no Blog e levar uma cópia impressa no dia da prova (sem falta). Valor: 1,0.
22/6: Vista de prova e aplicação de 2ª chamada (os trabalhos são obrigatórios)
29/6: Aplicação de P6 (prova final)

Sobre documentários


Imagem reproduzida do blog CinePhilia (blogcinephilia.blogspot.com)















Documentário, de acordo com o verbete do Dicionário de Comunicação, de Barbosa e Rabaça (2001), corresponde a um "filme baseado em situações verídicas, aspectos da natureza e da vida humana, realizado com obejtivos principalmente científicos, culturais, informativos e didáticos [...] não se limita simplesmente ao registro dos fatos, ambientes ou situações que lhe servem de tema; pode também comentar, opiniar, propor interpretações sociológicas, psicológicas, políticas etc", ou seja, o documentário é um trabalho autoral, que traz embutidas as ideias de seu idealizador.

Não há um formato especifício, uma forma que a gente possa usar para produzir um bom documentário. É uma linguagem própria, um olhar sobre algo que seja interessante - ao menos na visão do diretor - ou até mesmo a demonstração de algo diferenciado sobre determinado assunto de interesse público.

Apesar do documentário ser o enquadramento e/ou recorte de algo sobre a visão de alguém, não significa que basta pegar uma câmera e sair gravando por aí. É preciso treinar os olhos sobre esses objetos e perceber as possibilidades que eles podem apresentar. Pode-se iniciar isso com muito estudo.


Aqui, listo alguns documentários interessantes e que você encontra estudos acadêmicos. Com uma pesquisa rápida na Internet, você encontrará muitos outros.
  • Edifício Master (Eduardo Coutinho)
  • Cabra marcado para morrer (Eduardo Coutinho)
  • Ônibus 174 (José Padilha)
  • Notícias de uma guerra Pparticular (João Moreira Salles e Kátia Lund)
  • Ilha das Flores (Jorge Furtado)
  • Barra 68, sem perder a ternura (Vladimir Carvalho)
  • Santiago (João Moreira Salles)
  • Meninos do tráfico (MV Bill)


Di Cavalcanti Di Glauber

O documentário "Di Cavalcanti Di Glauber", "Di-Glauber" ou, pelo título original, "Ninguém Assistiu ao Formidável Enterro de sua Quimera, Somente a Ingratidão, Essa Pantera, Foi Sua Companheira Inseparável" é um curta-metragem (18'), filmado em 35mm, colorido, em 1977. Diversos estudos foram realizados sobre este trabalho de Glauber Rocha. Aqui, você encontrará um desses estudos, com a análise de personagens.

• Primeira parte



• Segunda parte



Obs: A exibição do filme está interditada pela justiça desde 1979, quando da conceção de liminar pela 7a. Vara Cível, ao mandado de segurança impetrado pela filha adotiva do pintor, Elizabeth Di Cavalcanti.

> Você pode assistir o vídeo sem cortes em http://www.tempoglauber.com.br/glauber/Filmografia/di.htm.