20 de abr. de 2011

Mais Estranho que a Ficção


Harold Crick (Will Ferrell) é um fiscal da receita federal solitário que tem uma rotina meticulosamente igual praticamente todos os dias de sua vida. Até que ao acordar em uma certa manhã, Harold começa a escutar uma voz narrando suas ideias e seus sentimentos com uma enorme exatidão, como se alguém estivesse lendo sua mente.
Apenas Harold consegue ouvir esta narração, o que afeta toda a sua rotina, desde o lugar em que vive até a forma como se porta em suas relações amorosas. Enquanto tenta entender o que esta acontecendo, descobre pela sua narradora que sua vida esta prestes a acabar.
O diferencial do filme "Mais estranho que a ficção" é que todas as histórias normalmente se desenrolam a partir das mudanças que ocorrem na vida do protagonista, mas e se dessa vez ele se antecipar e descobrir quais mudanças o autor pretende fazer em sua vida. E se uma pessoa comum descobrisse o desfecho de sua vida e tentasse mudá-lo? Ficção e realidade se chocam em uma história que nos estimula a aproveitar melhor a vida.



Título original: Stranger than Fiction
Lançamento: 2006 (EUA)
Direção: Marc Forster
Atores: Will Ferrell, Denise Hughes, Maggie Gyllenhaal.
Duração: 113 min


Ingrid Tércia :: Laboratório de Comunicação 2011.1

Rio


Blu (Jesse Eisenberg), uma arara azul que, quando filhote, foi levada ilegalmente para os Estados Unidos. Ele vivia uma vida tranquila com a sua dona Linda (Leslie Mann), na pequena e fria Minnesota, até que o ornitóligo Túlio (Rodrigo Santoro) entra em suas vidas. Túlio conta a Linda, que Blu é o único macho da espécie e que para que a espécie continue existindo, é preciso que Linda e Blu vão até o Rio de Janeiro, para que Blu acasale com a única fêmea da espécie, Jade (Anne Hathaway). Jade, ao contrário de Blu, gosta de ser livre e o encontro dos dois se torna algo desastroso. Na noite do mesmo dia, os dois são sequestrados por traficantes e levados para uma favela. Quando chegam no cativeiro, são acorrentados pela pata e a fuga se torna uma aventura, pois Blu, que viveu quase toda a sua vida dentro de casa, não sabe voar.
Durante todo o filme, Blu e Jade tentam se soltar, enquanto Linda e Túlio os procuram. Blu conhece muitos pássaros nativos que se tornam seus amigos e é perseguido por um pássaro que trabalha para o traficante que os sequestrou. Quando eles finalmente conseguem se livrar da corrente que os prende, percebem que a companhia um do outro faz falta. Os dois se separam e tudo parece estar terminado, até que Jade é sequestrada novamente e Blu resolve livrá-la das mãos do traficante. Blu consegue libertar Jade e muitos outros pássaros do avião em que se encontravam presas, mas Blu não contava com o fato de Jade estar com a asa machucada quando se lançam do avião e é aí então que Blu, em queda livre, se vê numa situação de vida ou morte e consegue, então, voar pela primeira vez. Tudo termina bem e, tando Blu quanto Linda ficam no Rio, vivendo na reserva florestal Blu.
A história é envolvente e a animação 3D impecável. Apesar de o filme conter erros em relação à localização dos pássaros e incompatibilidade de raças, os cenários são fantásticos e, mesmo mostrando favelas e traficantes, o filme não passa uma imagem negativa da cidade, ao contrário, o que é mostrado é uma cidade feliz, colorida e que faz jus ao apelido de Cidade Maravilhosa.

Raphael D'Oliveira Costa :: Laboratório de Comunicação 2011.1