16 de jun. de 2011

ANÁLISE ACADÊMICA DO FILME “NA TRILHA DA FAMA”

Título Original: Raise Your Voice
Gênero: Romance/Musical/Drama
Origem/Ano: EUA – 2004
Duração: 103 Minutos
Direção: Sean McNamara



Na trilha da fama, é um drama estrelado por Hilary Duff, que na trama interpreta Terry Fletcher. Terry demonstra um grande amor pelo irmão, que fatalmente morre em um acidente de carro onde Terry apenas sai ferida. Até o desfecho dessa primeira parte do filme, percebemos uma adolescente alegre, feliz e que adora cantar. É um momento muito agradável e sem tensão alguma, onde vemos Terry e Paul, seu irmão, sentindo-se livres, apesar da rigidez na criação que seu pai, Simon Fletcher, aplicava.
Com suas forças renovadas, apesar da resistência do pai, Terry ingressa como bolsista em uma concorrida escola de música. Em um primeiro momento vemos uma aluna iniciante, um pouco insegura. Em adendo, em alguns momentos do filme é usado o recurso da música como ajuda para emocionar os espectadores. E nessa primeira fase de Terry Fletcher na escola de música, é visível esse recurso, usado para dramatizar as cenas.
No decorrer da trama, Terry se apaixona por Jay, e desde então ela se torna segura, e aquela imagem de novata e insegura, é deixada para trás. Já estamos na metade do filme, quando Terry vê Jay beijando outra menina. Ela se vê novamente frustrada e decepcionada, assim como na morte de seu irmão. É possível pensar que ela facilmente se apegou a Jay, como uma forma de preencher o vazio que Paul deixou. Com a traição, ele pensa em desistir, mas novamente encontra forças para continuar na busca pelo sonho de ser a vencedora do festival de música da escola e receber uma bolsa de 10 mil dólares para estudar música.
A partir de então, o filme ganha um tom de confiança, passada por Terry. Ela perdoa Jay, e juntos seguem confiantes para o dia do festival. Neste momento, o filme fica bastante tensionado, pois no palco ela se recorda do irmão falecido. Terry e Jay fazem uma boa apresentação. Os cortes da sequência são alocados de tal maneira que passa ao espectador a impressão de aceitação do público presente e dos jurados. Porém eles não ganham a bolsa.
Durante a apresentação, sentimos um clima pesado, causado pela presença do pai de Terry, que antes exigiu que a filha não se apresentasse, retornando assim para casa. Porém, ao ver sua filha cantar, o que antes nunca havia acontecido, percebe-se que Simon gosta do que a filha faz passando a apoiá-la. Esse momento deixa o filme leve, sem tensão alguma.
O filme, dirigido por Sean McNamara, apesar de não ter ido para o cinema, conquistou uma legião de fãs por todo o mundo. Conquista talvez ajudada pela fama de Hilary Duff.
Em suma, a produção agradou ao público. E seus cortes, sequências, cenas e trilha sonora, foram muito bem estudadas e escolhidas cuidadosamente, pois percebemos essa riqueza, que ainda ajudou a sobressair o roteiro, que também é muito bem estruturado, tendo momentos de tensão e relaxamento. O filme agradou ao público e crítica, logo, podemos concluir que se trata de um bom filme, perfeito pra quem gosta de música, romance, uma pitada de humor, e de quebra um pouco de drama.



Jéssica Mello e Thiago Pereira | 2011.1 - Noite

Nenhum comentário:

Postar um comentário