7 de abr. de 2011

Comercial Apple vs Microsoft: análise dos personagens



O comercial é de entendimento fácil e apresenta dois personagens simbolizando um, o Mac; e o outro, o PC. No decorrer dos 30' do comercial, eles vão se "confrontando" de uma forma que um se mostra melhor que o outro, no caso, o Mac sempre se sai melhor que o PC.

Um comercial é capaz de usar artistas da linha humorística e fazê-los mais engraçados e entendíveis até para quem não conhece a briga entre a Apple (Mac) e Microsoft (PC). Aliás, a rivalidade entre os personagens personificam o que na realidade chega a ser uma das melhores brigas no meio dos eletrônicos dos anos 80 e 90: Steve Jobs X Bill Gate - amigos na faculdade e inimigos na vida pessoal e profissional. Assim, esses personagens não só representam pessoas como também conceitos, no caso, o conflito existentes entre as empresas.

A história do comercial, que tem continuações com o mesmo slogan "Pense Diferente", foi criada numa época em que a Microsoft dominava o mercado de sistemas operacionais. Assim a ideia da produção da Apple é fazer com que o consumidor entenda que o melhor é a sua plataforma, sugerindo que ele experimente esse novo mundo, essa nova sensação.

O vídeo é destaque até hoje e quando comentado, quem viu pelo menos uma vez, acredita que ele é divertido, interessante e/ou inteligente. E na verdade é tudo isso, além de arrojado e criativo.

Assim, é de clara percepção, e óbvio com tom humorístico, percebe quais são as diferenças entre os dois sistemas e de alguma forma quer experimentar o produto e quem transmite essa ideia e cria esse desejo é os personagens que personificam empresas/sistemas.
Nome do vídeo: Think Different (Pense Diferente)

Atores: John Hodgman e Justin Long
Tempo: 30'
Categoria: Humor
Direção: Steve Jobs (Apple)
Agência responsável: TBWA/Chiat/Day


Cristina Magaldi :: Laboratório de Comunicação 2011.1

Nenhum comentário:

Postar um comentário