14 de jun. de 2011

Análise Audiovisual

"Blue Valentine"

Não se deixe enganar pelo título brasileiro do filme. “Namorados Para Sempre” é o nome encontrado pela Paris Filmes para enganar o espectador que busca um romance comum. O título original, “Blue Valentine”, que significa algo como “namorado triste”, é bem mais apropriado.

Namorados Para Sempre, é uma exceção à  maioria dos filmes de romance, que optam por satisfazer o espectador com um final feliz. Apesar de ter o seu lado romântico, o filme faz questão de desmoronar a história feliz do casal, e colocar a dura realidade da vida a dois.
O filme exibe a vida de Cindy (Michelle Williams) e Dean (Ryan Gosling), primeiramente um jovem casal que se conhece pelas artimanhas do destino. A paixão brota e os dois iniciam um bonito relacionamento, nem mesmo atrapalhado por um marcante descuido. Os anos passam e depois já os acompanhamos como marido e mulher. Ele é um ajudante de mudanças, uma espécie de artista incompreendido, destina seu tempo para a casa e a filha, Frankie.  Enquanto ela estuda para cursar medicina, com desejos de se tornar médica, trabalha como enfermeira e não suporta a cumplicidade entre Frankie e o marido. A chama do amor, porém, desapareceu e a separação do antes casal unido parece inevitável. O que teria acontecido nesse intervalo de tempo?
Dean percebe que está cada vez mais distante da esposa e resolve passar uma noite com ela em um motel, tentando reacender a chama. Enquanto observamos os acontecimentos daquela noite, somos enviados para o passado para testemunhar o primeiro encontro entre o casal e a gênese do romance.
O filme é contado com a mistura de cenas do passado, com cenas do presente. Mas que podem ser facilmente identificadas, dá pra saber quais cenas são de qual momento. Pois o diretor utiliza câmeras e técnicas de luz diferentes. No presente, ele utiliza as cores tendendo para o azulado, o frio. E no passado, ele usa tons mais quentes e aconchegantes. Além de ajudar a contar a história, dando mais intensidade ao presente e uma espécie de nostalgia ao passado, a captura de imagens com equipamentos diferentes facilita ao espectador acompanhar a trama, com a maquiagem fazendo seu trabalho em distinguir cada momento da história.
A câmera também tem outro papel importante dentro do filme, ela sempre próxima ao rosto dos personagens revela o desgaste causado pela convivência diária, a dificuldade de criar uma filha e sustentar o lar ou de simplesmente concordarem sobre um assunto banal. Uma inexplicável competividade tomou o lugar do amor e ambos parecem mais felizes sozinhos. Nem mesmo o sexo faz eles se entenderem.
Eles são complexos e dramáticos, vivem em casa simples e não têm luxos. Podem até ser bonitos, mas o charme ficou pra trás. A imaturidade do rapaz continua. Se antes ele causava surpresas agradáveis ou apenas demonstrava a vontade dele de permanecer ao lado da garota, agora ele se tornou um empecilho para que continuem juntos. As bebedeiras revelam um Dean agressivo, sem tolerâncias, sem capacidade de encontrar um emprego.
A mensagem que mesmo triste, é uma verdade para muitos casais. Com o tempo, alguns relacionamentos simplesmente acabam, com cada um fazendo de tudo para preservar o seu lado e não colaborando com a vida em casal.
Ao assistir o filme, você entra na trama, se comove, e apesar de todos os problemas, torce para que eles fiquem juntos e esse seja mais um filme de final feliz confortante para você sair do cinema feliz, mas o filme acaba e você pensa: "então é isso? o amor não vence no final?". No primeiro momento, do choque, pela quebra de paradigmas, você se sente desconfortável, mas ao analisar o filme, você chega a conclusão que o que valeu, foi a história construída e vivida pelos dois, o nome do filme é algo marcante, pois dita o filme, "Blue Valentine" ("Namorado Triste"), até mesmo a adaptação brasileira de "Namorados Para Sempre" tem o seu sentido, embora as pessoas que ainda não viram o filme, interpretem isso de outra forma, como se existisse um final feliz e eles ficassem juntos para sempre, mas para quem já assistiu, esse título pode ser encarado como se o namoro dos dois, fosse para sempre, pois no passado, eles eram felizes, e o passado ninguém muda, ele fica para sempre.

{ Luma de Alencar Almeida - Laboratório de Comunicação - Turma 1COM33A }

Nenhum comentário:

Postar um comentário