14 de jun. de 2011

Analise Crítica do filme Mogli.





Mogli , O Menino Lobo , é uma animação de longa metragem produzida pelos estúdios Walt-Disney inspirado no livro ‘’The Jungle Book’’, de Rudyard Kipling.



A aventura começa quando Mogli , um menino órfão perdido nas selvas da Índia , é acolhido por uma alcatéia. Crescendo em meio aos lobos e isolado da civilização , o garoto adquire hábitos e características animais , conhece a pantera Baguera , fiel e consciente , e o alegre e descontraído urso Balu , verdadeiros amigos com os quais compartilha momentos de alegria e de tensão ao longo de sua trajetória. O vilão da história é Shere Khan , um malvado tigre que ao descobrir da existência do menino lobo sai em sua busca com o objetivo de matá-lo. Polarizado mentalmente com as idéias de seus amigos , o protagonista vive o dilema entre buscar proteção e segurança com os humanos , de acordo com a pantera , ou seguir a filosofia de curtir a vida e ficar na floresta ignorando os riscos , segundo Balu. Finalmente , os três saem à procura de respostas sobre a origem do menino encontrando no meio do caminho com um orangotango maluco e seu bando , uma manada de elefantes , uma cobra hipnotizadora e o predador carnívoro. O clímax é atingido no momento em que o tigre encontra Mogli se divertindo com abutres e ocorre o confronto entre os dois , quando o pequeno espanta o vilão da selva de uma vez por todas ateando fogo em seu rabo.



O filme utiliza o personagem principal como forma de instruir e aconselhar o seu público-alvo : crianças. Bravo , corajoso e carismático , porém solitário e ávido por uma companhia que aprovasse as suas atitudes , Mogli não tinha noção da repercussão de suas decisões , do poder que tinha em suas mãos e , em certos momentos , discernimento sobre aqueles que queriam o seu bem. Quando resolvia abrir mão de ter Balu e Baguera ao seu lado , passava por maus bocados. Porém , quando passou por uma situação de perigo , usou seu instinto de sobrevivência e salvou a si , assim como Balu e permitiu uma vida melhor , pela ausência de Shere Khan , para as espécies que viviam na floresta. Assim são as crianças e os jovens : detém a capacidade de se tornar um ser cada vez mais evoluido e preparado para construir um futuro melhor para a sociedade , confrontando-se com aqueles que tentam dar-lhe lições de vida , os pais , professores , educadores. À medida que experimentam novas situa;coes , amadurecem e tentam não repetir os mesmos erros do passado.


Além de tudo isso , o que pode ser observado é o instinto de sobrevivência do homem , diria até o instinto animal. Num ambiente onde os indivíduos são selecionados pelo meio , o menino tenta ao Maximo desenvolver habilidades que permitam manter-se vivo e sadio na selva.



Embora infantil, é um filme recomendado para todas as idades. Os pais podem ajudar os filhos a compreender as mensagens transmitidas, além de’’ voltar a ser criança ‘’ por um instante. Ideal para um domingo de cinema com muita pipoca em família ou para um sábado em casa com muita pizza e refrigerante.



Nesse mesmo panorama , Walt Disney possui diversos outros sucessos do cinema como ‘’Alladdin’’ , ‘’ O Rei Leão’’ , `` A Bela e a Fera’’. Suas histórias costumam abordar assuntos presentes no cotidiano de qualquer época : amor e ódio , riqueza e pobreza , amizade e inimizade , admiração e inveja , paz e violência. Entretanto , os antagonismos sempre pendem para o lado positivo. Através do desenvolvimento de personagens modernos , detentores de aparentes defeitos , ele inventa casos em que a ética , a moral e o altruísmo dos protagonistas falam mais alto , transformando-os em ídolos para aqueles que os assistem.




Nome: Larissa Cristina de Moraes Mazza e Lívia Vieira Souto de Souto
Prof: Érica Ribeiro
Laboratório de comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário