14 de jun. de 2011

Análise Critica: Rain - Sonoplastia da chuva com as mãos

http://www.youtube.com/watch?v=xdf5NMMCxuM

Postagem: Sunderhus
Data: 28-07-2009

Rain

Sonoplastia da chuva com as mãos

Por definição, sonoplastia é entendida como forma de fazer um som que faça lembrar algum movimento, atitude ou ação. Exemplo: em uma campanha publicitária, veiculada no rádio, para remeter ao barulho do telefone tocando, usa-se a sonoplastia do “TRIM TRIM”.

Agora remetendo isso a uma forma de usa-lo em produções audiovisuais de uma forma que o estudado seja compreendido.

A produção utilizada é de um grupo que faz apresentações (shows) onde há demonstrações de como utilizar a mão, a boca, os pés, enfim, partes do corpo que faça-nos lembrar de coisas já existentes. Nesse caso, peguei a apresentação deles imitando do começo ao fim de uma chuva. Aliás, o grupo faz desde aqueles ventinhos mais tortuosos de uma pré-chuva passando pelo barulho de raio misturado com chuva e depois, gradativamente, como ela se se silencia.

O mais perfeito, e talvez, o mais inacreditável é que se por acaso, você só estivesse escutando o barulho, sem o meio visão, com certeza acreditaríamos que realmente é uma chuva, e na verdade essa é a função primordial de produções audiovisuais como essa.

A sonoplastia, tem como efeito confundir o telespectador, fazendo com que ele realmente acredite que tal ação esteja acontecendo. Os meios que mais utilizam essa ferramenta é rádio e televisão. Aliás, foi na década de 60, com o teatro radiofônico, que ele surgiu, com o objetivo de reconstituir artificialmente efeitos sonoros, e assim recriar sons de animais, movimentos, sons da natureza, etc.

Mais agora dando ênfase no vídeo. Ele, bem claramente, desenvolve todo um contexto de utilização apenas da sonoplastia, de forma que desenvolva uma historinha, do começo da chuva até o final dela.

Há duas classificações de efeitos sonoros, tais como:

  • Efeitos Editoriais: é uma produção mais fácil de realizar, pois é a imitação sonora de, por exemplo, ruído de computador, chuva, buzinas, assovios, não havendo complexidade na sua produção.
  • Efeitos principais: requer um certo trabalho, pois exige um detalhe mais especifico na produção, podendo haver elaboração de pesquisas. Exige também criatividade por parte do sonoplasta. Exemplo: sons de animais extintos, som de nave espacial.

    Voltando novamente ao vídeo, podemos perceber que há um equilíbrio no tom e na marcação para realizar a produção. Percebe-se que não é todo mundo que começa, é um de cada vez que gradativamente o outro vai fazendo até chegar o ponto que todos estão fazendo. Isso é para sustentar a idéia de realismo na produção audiovisual.

Enfim, hoje em dia temos muitos lugares que pedem pessoas especializadas nessa área. É uma área em abrangência da comunicação, que requer muita criatividade e muito estudo especifico para realizar os trabalhos


Cristina Magaldi Comunicação Social
Érica Ribeiro Laboratório de Comunicação
Turma: 1COM13D
Junho/2011

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