14 de jun. de 2011

Eduardo e Mônica- O filme. Análise crítica.



Para quem viveu na década de 80 a música do Legião Urbana, Eduardo e Mônica é quase que um hino assim como a maioria das músicas do grupo. Exatamente 25 anos após o lançamento oficial da música, surgiu no dia 7 de junho deste ano o videoclipe numa campanha publicitária da operadora de telefonia móvel Vivo. A campanha foi uma grande sacada da operadora que teve sua campanha disseminada em todas as redes sociais tornando-se um viral que foi bem recebido pela grande maioria do público.

O clipe pode ser encarado como um curta, por apresentar características de um filme: inicio e final bem marcado, paradigma, personagens, personagem principal, coro, cenas essencias e pelo fato do roteiro apresentar uma narrativa, mesmo que em cima da música. O mais interessante nessa produção não é saber o que acontece, pois isso sabemos de cor pela música, mas sim saber como e em qual ambiente acontece. Outro fato interessante é que as poucas falas dos personagens são no caso do curta, sonoplastia que se mistura com sons de champagne sendo aberto, dos celulares caindo,entre outros sons que são essenciais para a trama. Pode-se dizer que o narrador é a música em si. O Eduardo pode ser encarado como personagem principal, pois muitas das mudanças ocorridas durante a narrativa ocorrem com ele, como no caso do amadurecimento dele durante a narrativa, porém nada disso seria possível sem a Mônica que é peça chave para todas essas mudanças. Os personagens secundários são o casal de gêmeos do casal, que aparecem no final da narrativa e o coro são todos os figurantes como os médicos no hospital onde Mônica começou a trabalhar após se formar. Obervamos que Mônica é uma mulher bem resolvida, moderna e está num período de vida muito diferente de Eduardo, que é mais novo que ela e ainda está no colegial, porém essas diferenças não impedem o romance que é ilustrado com belas imagens, como a dos dois conversando em cima de uma ponte com uma linda paisagem de fundo, cenas dos dois correndo numa praia e também cenas dos dois brigando e se entendendo novamente para passar a ideia de um relacionamento real e não idealizado. O casal é levado pela paixão e pelo desejo de ficarem juntos e com isso constroem uma vida juntos, com problemas como qualquer outro casal, porém que a vontade de fazer dar certo ultrapassa os períodos difíceis. São fatos como esses que fizeram milhares de pessoas se identificarem com o curta e se emocionarem pela forma que a história mais cantada de todos os tempos foi ilustrada. O gênero pode ser descrito como romance e apresenta paradigmas semelhantes entre os romances, como o de o casal ficar junto no final e ser feliz e o paradigma de acontecer situações romanticas. Apesar da narrativa não deixar claro o período em que se passa, podemos concluir através de algumas cenas, que se passa em algum momento de revolução estudantil ou idealista, pela cena em que Mônica está pintando cartazes para uma possível passeata. A história evolui, até chegar nos dias atuais, em que mostra os filhos do casal ainda pequenos, com os seus 6 ou 7 anos de idade. Por se tratar de uma narração curta, quase todas as cenas são essenciais, mas destacamos algumas possíveis cenas acessórias, como a cena em que Mônica sai do bar e coloca óculos escuros, que não é narrada pela música e não atrapalharia a narrativa se fosse retirada. O final ainda dá um toque cômico pela forma que foi ilustrado o fato do filho do casal ter ficado em recuperação: no celular, uma mensagem do remetente "filhão" que diz "Pai, corasão escreve com S ou com Ç"?

A Vivo juntamente com a empresa de publicidade Africa, inovou mais ainda fazendo perfis no facebook com os nomes Eduardo Botão e Mônica Godard, fazendo referências aos gostos do casal. Nesses perfis são divulgadas fotos do making off da produção, que são postadas como fotos de um relacionamento real. Eles se comunicam com seus amigos no facebook como se fossem um casal de verdade e fazendo referência muitas vezes a música, como no caso em que Eduardo Botão postou em seu perfil que decidiu começar a trabalhar. Muitas pessoas chegam a acreditar que o casal realmente existe. Se a intenção era provocar comentários e paixão dos telespectadores pelo curta, a campanha conseguiu, afinal, "quem um dia irá dizer que existe razão nas coisas feitas pelo coração".

Perfil do "Eduardo Botão"- http://www.facebook.com/?ref=home#!/profile.php?id=100002402846036


Perfil da "Mônica Godard"- http://www.facebook.com/?ref=home#!/profile.php?id=100002465167181





Aluna: Camila Thyani Paiva de Lima
Universidade Veiga de Almeida
Turma: 1COM13C

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