14 de jun. de 2011

Análise Crítica – Filme: O senhor das armas

“O senhor das armas” (Lord of War), Yuri Orlov ( Nicolas Cage ), apresenta uma visão totalmente diferente do que os governos, ONGs e instituições tentam passar, ou melhor, tentam esconder. Para ele, vender armas para guerrilheiros e até grupos religiosos extremistas é como um simples comércio de roupas, são todos clientes, não importa o que vão fazer com a mercadoria.

Orlov encontra no tráfico de armas sua forma de ganhar a vida e desfrutar de forma abundante por sinal.

Antes disso, Yuri é um imigrante da Ucrânia, e tem um pequeno restaurante nos EUA, até que um dia vê dois capangas serem mortos por um chefe da máfia. Nesse momento ele vê uma nova oportunidade em sua vida. A de vender armas.

Enquanto há diversas campanhas no mundo de desarmamento ele cinicamente afirma: “A cada 12 pessoas no mundo, há uma arma. A minha preocupação é: Como armar as outras 11?” Seu ponto de vista sempre irônico, confronta o gerenciamento bélico monopolizado dos EUA, pelo fato de estar fornecendo armas para países do Oriente Médio e África do Sul, que acaba fortalecendo as guerras civis.

Até certo ponto, o filme nos faz confrontar quem é o verdadeiro vilão da história. Pois entramos no paradigma da relatividade do certo e do errado. É como se Yuri criasse uma verdade que ele mesmo no fundo sabe que é somente uma forma de tapear sua consciência, de forma a convece-lo de que vender armas contrabandeadas é só um bom negócio.

De fato, ele mostra uma realidade não colocada pela mídia manipuladora que é por exemplo a mortalidade de menores e pessoas inocentes em geral nas guerras. Isso deixa claro a prepotência dos que dispõem de uma melhor posição na sociedade dos países de primeiro mundo, e que fique subentendido até os governantes. Tal prepotência os leva a ficar cegos, a ponto de agirem com indiferença para com tais vítimas inocentes. Contudo esse é apenas um aspecto. A grande realidade vista de um plano geral, é que podemos resumir que o grande líder mundial é o dinheiro. Ao menos para os detentores do poder, o dinheiro está acima dos valores humanos.

Talvez a atitude do Diretor deva ser chamada de corajosa, pois fugiu o padrão de filmes Norte-americanos que sempre enaltecem a imagem e poderio dos EUA.

A grande virada do filme, é quando Yuri Orlov percebe que pelo bem de sua família ele deve largar sua profissão, e tentar uma nova vida. Só que essa mudança deveria ser um processo, pois de contraponto há o governo americano ainda vasculhando seus dados e rastreando toda sua vida para tentar pega-lo em flagrante. Por mais que Yuri tivesse tentado largar o esquema de armas de uma hora pra outra, seus clientes continuaram cobrando as armas já encomendadas, e ao fazer sua última encomenda, o governo Americano o pega durante sua volta aos EUA, pois havia uma bala no corpo de seu irmão Vitaly que foi morto ao tentar ser herói quando foram fazer a última entrega.

Após sua mulher te-lo abandonado, e vendo que nada tinha a perder, Yuri volta para o comércio de armas, já que o governado dos EUA não o prenderia, afinal, a compra de armas pelo inimigos dos EUA era interessante para a política externa.

Direção: Andrew Nicol
Roteiro: Andrew Nicol
Elenco Original: Nicolas Cage
Jared Leto
Ethan Hawke
Gênero: Drama

Nome: Edson Filipe Dias de Araujo.
Turma: 1COM13B

Nenhum comentário:

Postar um comentário