14 de jun. de 2011

Mama África

O vídeo da música "Mama África", do cantor Chico César, foi filmado na sua cidade natal Catolé do Rocha, localizada na Paraíba. A canção fala da luta de uma mãe solteira para trabalhar e também criar os filhos, simbolizando o duro cotidiano de muitas pessoas que batalham por uma vida melhor no nosso país.
O cantor decide homenagear o lugar em que nasceu e convocou muitos moradores da cidade para atuar no clipe. Reverenciado por seus pais logo na abertura, surge na porta de sua casa para dar início a procissão, na qual ele percorre as ruas dançando juntamente com sua irmã mais nova e a população de Catolé da Rocha. O percurso é totalmente gravado em plano sequência, ou seja, a ação é feita num único plano, sem cortes, recurso este utilizado para enfatizar a inclusão de cada vez mais pessoas no vídeo, as quais representam um pouco da população brasileira, como os jogadores de futebol, as famílias humildes, etc.
Apesar de sua temática esclarecida, a produção parece não ter um roteiro muito bem planejado, ou talvez seja para causar esse efeito em quem assiste e assim mostrar espontaneidade, pois o grande número de pessoas que participam do clipe percorrem desordenadamente o caminho, até mesmo esbarrando umas nas outras, causando pequenos incidentes.
Ao sair de casa e cantar pela cidade, Chico César se mostra identificado com ela, festejando com todos ao seu redor. E esta identidade é enfatizada no final do vídeo, quando a câmera se afasta e Chico permanece junto ao povo que o seguia desde o início, revelando que aquela era a sua casa.





Análise do videoclipe "Mama África", de Chico César
Alunos: Fernando dos Santos e Natália F. Pontes
Turma: 1COM13C



Nenhum comentário:

Postar um comentário