14 de jun. de 2011

Analise Critica do documentário " Tiros em Columbine" (Narrativa)


“Tiros em Columbine”, do cineasta Michael Moore, é de longe um documentário brilhante onde conta a historia de um menino que se revolta após anos de bulling e decide fazer um massacre em sua escola, e a arma usada, era legalizada. Logo o documentário toca em um assunto que a mídia estadunidense a todo o momento “varre para debaixo do tapete”, procurando manter fora da esfera da informação, do debate e da discussão.
Todo o discurso de Moore é montado sobre um amálgama de convicções políticas de esquerda, mas sem jamais esquecer a lei fundamental que move os norte-americano: o direito supremo,Esse estilo consiste, basicamente, em se colocar como narrador e personagem, ao mesmo tempo, das histórias que narra. “Tiros em Columbine” é o resultado de alguns meses de investigação empreendidos pelo cineasta, acerca da obsessão dos norte-americanos por armas de fogo.
Moore segue a clássica narrativa jornalística de abordagem de um problema social: monta um extenso painel do tema que aborda e, depois, entrevistas pessoas que possam interpretá-lo para um público, com a pergunta: o que leva os estados-unidenses a terem um alto índice de mortes através de armas de fogo.
O documentário é uma narrativa social atraente que parece haver um grande campo para um exame mais consistente das diferentes expressões das subjetividades produzidas nos textos de não-ficção. Trata-se do tipo de filme que representa o mundo real que habitamos. Esses textos de não-ficção transmitem um ponto de vista do realizador para os espectadores, pois conseguem mostrar um importante engajamento político em tempos de apatia, com expressão e humor pessoais, sem perder a credibilidade e a Ética. Trata-se de uma prática da provocação e do debate por meio de uma abordagem de perspectiva crítica e informativa, bastante diferenciada da pasmaceira reiterada da prática do documentário jornalístico televisual.
Um bom filme para despertar o senso critico e questionar a veracidades das leis impostas na sociedade.
Informações técnicas :
Título original: Bowling for Columbine
Lançamento: 2002 (EUA) Direção: Michael Moore
Atores: Michael Moore, Denise Ames, Charlton Heston, Marilyn Manson. Duração: 120 min
Gênero : Documentário
Aluna: Thaiany Y.P.Romeu
Laboratório de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário