14 de jun. de 2011

“Hairspray – Em Busca da Fama”: música e diferenças nos anos 60.


"Hair Spray - Em Busca da Fama" traz de volta um gênero que estava abandonado. Os musicais tiveram seu auge nas décadas de 1950 e 1960, promovendo estilos e muitas trilhas sonoras. Com o tempo, parou de conquistar o público.

Baseado em um show de sucesso da Broadway, já filmado no ano de 1988, o filme é uma boa dica para quebrar os paradigmas e deixar de lado todos os preconceitos contra os quais muitos líderes lutaram.

Em 1962, o sonho de todos os adolescentes da época, em Baltimore, era aparecer no The Corny Collins Show, o programa de TV mais badalado da cidade. Tracy Turnblad é uma jovem gordinha - e fora dos padrões - que adora dançar. Ela impressiona os juízes do programa e acaba ganhando um espaço na atração. Embora, sem o aval dos diretores da emissora e da produtora Velma.

Ironicamente, a menina se transforma em um fenômeno, uma vez que a grande massa de excluídos se identifica com a sua imagem. A garota também se aproxima dos negros, em uma época que estes apareciam na TV apenas uma vez por ano. Para completar, todo o seu sucesso acaba ameaçando a popularidade de Amber Von Tussle, e a disputa entre elas torna-se mais acirrada quando as duas jovens se interessem pelo mesmo rapaz.

O drama de Tracy, discriminada por seu peso; de sua mãe Edna, que nunca conseguiu aceitar sua aparência e dde Seaweed, um jovem negro com extremo potencial para a dança e de tantos outros personagens não fica evidente. Não é necessário deixar claro o quanto o preconceito atinge todos eles. Mas é importante que cada um dos personagens apresente o motivo pelo qual se envergonha ou entristece.

A temática de Hairspray é atemporal e universal. Mesmo sendo um musical com comédia, vivo e cheio de energia, ele consegue abordar uma problemática fundamental nos dias de hoje que é o respeito e o convívio com as diferenças.



Hairspray - Em Busca da Fama (Hairspray, 2007)
Direção: Adam Shankman
Roteiro: John Waters

Elenco: John Travolta, Michele Pfeiffer, Christopher Walker, Zac Efron e Queen Latifah.


Adriana Pinheiro e Viviane Bassul
Turma: 1COM13C

Nenhum comentário:

Postar um comentário