14 de jun. de 2011

Análise Crítica - Comercial da vivo " Eduardo e Mônica - O filme"

http://www.youtube.com/watch?v=gJkThB_pxpw

Comercial da vivo "Eduardo e Mônica - o filme"
Diretor : Fernando Meirelles

A história de amor mais cantada do Brasil virou filme para o diretor Fernando Meirelles. A Vivo, criou essa campanha especialmente para o dia dos namorados que em 24h foi visto mais de 1,4 milhões de vezes A ideia da "Vivo" foi divulgar o "videoclipe filme" nas vésperas do Dia dos Namorados, mostrando o "casal de namorados mais famoso do Brasil"...e ainda atingir a geração anos 70,80,90 que escutaram Legião Urbana. Com duração de quatro minutos, “Eduardo e Mônica – o filme” atualiza a história para os dias atuais. Trilha sonora de maior sucesso no Brasil, onde os atores que interpretam os personagens principais Eduardo e Mônica vivem cada momento de acordo com a música, conta como eles se apaixonaram mesmo com as diferenças de hábitos. Baseado em uma das canções mais famosas da banda, o filme vai narrar a história de amor entre duas pessoas completamente diferentes e que mesmo com todos os entraves para que não desse certo, havia uma vontade repentina de se encontrar. E os dois se encontravam todos os dias e esta vontade só crescia e não podia ser diferente. A história de, Eduardo e Mônica, é uma daquelas poesias românticas, sobre o quanto o amor pode ser inexplicável e intenso, coisas que Renato Russo costumava colocar em suas composições. No início da propaganda, aparece as cenas acessórias, para compor as cenas logo em seguidas essenciais, que vem de acordo com a música. Há um efeito de sonoplastia antes de começar a música, aparece então Eduardo um dos personagens principais, logo em seguida Mônica aparece, e assim os dois seguem seus ritmos no decorrer da música. Analisando as características de cada um deles, percebemos que Eduardo é um jovem com apenas 16 anos, como outro qualquer que segue as mesmas características de grande parte dos jovens, ou seja, no esquema de escola, curso, vídeo game, não tinha ainda maturidade para pensar em seu futuro já Mônica é um pouco mais velha, fazia faculdade de medicina, tinha outros pensamentos, deixou de lado o pensamento “criança” e seguiu pensando em seu futuro, fez cursos de alemão, tinha um bom conhecimento da cultura. No final do vídeo, podemos perceber que o tempo se passou, os dois cresceram e aquele comportamento que Eduardo mostrava no início mudou, a convivência com Mônica, fez com que ele mudasse alguns de seus hábitos. Ficaram juntos, moraram juntos , brigaram , tiveram filhos e passaram a viver a vida como marido e mulher, como acontece nos nossos dias atuais. Passamos a perceber as diferenças entre os personagens, mais que apesar dessas diferenças eles ficam juntos.

Cada parte da música mostra certos tipos de serviços da vivo. Nas cenas acessórias tanto nas essenciais, há o efeito sonoro conhecido como off, ou seja, quando o narrador conta a história ou canta como é o caso de Renato Russo e ao mesmo tempo aparece imagens nesse caso as cenas de Eduardo e Mônica) sem a presença figurativa do próprio narrador. Em outras cenas temos a presença de outro efeito sonoro, a sonoplastia,que abrange todas as formas sonoras,música ,ruído e fala, que com isso da mais efeito ao que vai ser mostrado. Há no comercial, as três classificações de áudio:

· Não representativo

· Figurativo

· Representativa

O não representativo, é predominado pela música No entanto, é necessário que esta música desperte a atenção para as possibilidades de sentido e qualidades próprias de seus elementos, que são: a melodia, a harmonia, o ritmo, o timbre etc.

O figurativo é predominado pelo efeito sonoro ou som ambiental, ou seja, passos, barulhos de motores, de chuva, sinos, ou ainda efeitos produzidos eletronicamente ou digitalmente, É o efeito sonoro mais usado por causa da sua capacidade de descrição do espaço da cena.

O representativo predomina como representação as vozes, os diálogos entre os personagens, as locuções de um narrador são formas representativas convencionadas pela língua, pelo sotaque e pela entonação.

(final do texto) A vivo quer mostrar ao seu público-alvo que esse comercial tem tudo a ver com amor, conexão e transformação, mostra como as pessoas utilizam a conexão para se aproximar, através de tablets e celulares.

Isadora Ruas, Natália Barbi - Lab de comunicação 1COM13C

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