14 de jun. de 2011


Análise Crítica - The O.C

The O.C foi uma série criada por Josh Schawartz e produzida pelo canal de TV Warner, primeiramente voltada para o público adolescente (teen). Entretanto, suas dramáticas histórias de cotidiano com um tom cómico, acabaram atingindo a público de todas as idades. Seu estrondoso sucesso nos Estados Unidos fez com que a série ganhasse uma repercussão mundial. The O.C foi a primeira série produzida na América, que teve sua exibição em quase todos os países do mundo, estando disponível nos mercados de hoje, suas versões em espanhol, francês, português e em mais de 20 idiomas.

O lugar escolhido para a representação da série foi Newport Beach. Uma luxuosa cidade no Oeste da California, rodeada por mansões, carros conversíveis e praias. Em meio a todo essa sofisticação, mora a família Cohen, composta por Sandy (pai), Kirsten (mãe) e o único filho do casal Seth. Sandy é um advogado público idealista que encontra o adolescente Ryan, em uma prisão para menores infratores, cansado e desorientado, instantaneamente, ao vê-lo, o advogado lembra de sua própria infância onde enfrentou grandes problemas. Ao conversar com o rapaz, Sandy decidi ajudá-lo, e o leva para morar com ele em sua mansão.

Inicialmente, sua chegada não foi bem aceitar por Kirsten, que de início, não entendeu o porque que seu marido trouxe um menor “delinquente” para a casa da família. Apesar de seu medo, sua maior preocupação era com seu único filho Seth, que poderia acabar sendo influênciado por Ryan. Após sua chegada, a cidade de Newport Beach nunca mais foi a mesma, muitas confusões, dramas, altos e baixos regem toda a série durante os seus quatro anos de exibição.

Contudo, uma das características em destaque The O.C, que também fez parte do enredo durante esses anos, foi a sua trilha sonora, que sempre muito marcante, surpreendia e emocionava os telespectadores a cada episódio. Muito fervoroso no conceito de que “A trilha sonora de uma cena pode mudar toda a concepção do público a respeito da história que está sendo contada”, Josh Schwartz, o criador, queria que a música fosse um personagem principal de série. Seu desejo foi realizado e, com a ajuda da experiente supervisora musical Alexandra Patsavas (que hoje em dia escolhe as músicas que embalam os episódios de Grey’s Anatomy, Private Practice, Chuck, Supernatural e Gossip Girl) conseguiram queria uma playlist inesquecível.

As músicas eram escolhidas de dois modos: ou eram incluídas diretamente no roteiro por Josh ou eram escolhidas por Alexandra para encaixar em alguma cena. Os episódios tinham em média 5 músicas, que eram tocadas parcialmente. Em sua maioria, essas músicas possuía alguma proposta em suas letras referindo-se a cena exibida e, ajudavam a criar uma ilustração e ou atmosfera correspondente à situação, que costumava ser dramática. Diferentemente de outras séries, The O.C optava por músicas não tão conhecidas pelo povo, inclusive abrindo espaço para bandas desconhecidas que deram as caras na série entoando seus singles e tendo a ótima chance de se promover, tais como The Killers, Rooney, Death Cab For Cutie (a banda favorita do Seth) e Cobra Verde entre outros.

Os californianos da banda Phantom Planet foram os escolhidos para cantar a música de abertura da série (Califórnia). Esta música trouxe aos rapazes importantes prêmios da música americana, como 3 grammys, além de um disco de ouro e um de platina. A trilha da série não foi boa apenas para a banda, mas rendeu alguns frutos para os produtores também como 6 CDs com a trilha sonora oficial da série, contendo melhores músicas tocadas nos episódios para delírio dos fãs. Os dois primeiros CDs (MIX 1 e MIX 2) contaram com músicas da 1ª temporada, o 3º (“Have a Very Merry Chrismukk”) só com músicas natalinas presentes dos episódios anuais de natal, os CDs 4 e 5 contaram com músicas da 2ª e 3ª temporadas e o 6ª com as melhores da 4ª temporada.
Após quatro anos de confusões, conflitos, diversões e muita música boa, a série chegou ao fim em 22 de Fevereiro de 2007. A maioria de seus personagens teve o bom desfecho e, ficou a saudade e as lembranças para aqueles que eram fãs. Os boxes da série são vendidos até hoje em livrarias e lojas de DVDs, assim como, os CDs da trilha sonora ainda estão disponíveis para a compra.


Nomes: Thalles Silveira e Leandro Osawa

Turma: 1Com 13B

Professora: Érika Ribeiro

Matéria: Lab. de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário