12 de abr. de 2011

Lope - O filme

Lope, filme do cineasta brasileiro Andrucha Waddington, é uma co-produção entre Brasil e Espanha baseada na juventude do dramaturgo e poeta espanhol Félix Lope de Vega. A obra, têm como personagem principal o premiado ator argentino Alberto Ammann(Lope). As espanholas Leonor Watling e Pilar López de Ayala, vividas por "Isabel" e "Elena", respectivamente, também são pilares importantes na narrativa. Vale lembrar das participaçôes dos atores brasileiros Sônia Braga e Selton Mello, a primeira com destaque maior por ser mãe de Lope.
O longa ambienta-se no Séc. XXI e por isso é necessário que a história tenha coerência com época vivida, sobre tal fato a obra teve grande preocupação de mostar os pequenos detalhes, por exemplo, o mocinho pobre ter sujeira nos dentes e nas unhas. Lope é um poeta apaixonado e ambicioso, preocupado mais com o presente do que com o futuro, onde ele se entrega ao amor de duas mulheres e desafia regras que podem transformá-lo de herói a vilão. Pelo grande peso artístico que o personagem exige Ammann atua de forma eloquente, principalmente pelo fato do personagem recitar poemas ao longo da trama, deixando o filme ainda mais emotivo e romântico. Tanto Leonor(Isabel) quanto Pilar(Elena) também fizeram um bom trabalho, sendo a primeira expressando um jeito mais doce e bondoso, enquanto a segunda atuando de forma mais pervertida e maldosa.
Não se pode dizer que as fotografias da obra são lindas esteticamente, porém são bonitas, bem feitas e realistas, pois expressa com clareza a época vivida. O diretor fotográfico brasileiro, Ricardo Della Rosa, aproveitou também o fato do filme ter um peso bastante conotativo, assim conseguiu ter imagens fortes e impactantes. O andar da história é emocionante e de altos e baixos, com Lope tendo atitudes de um verdadeiro herói e de um antagônico anti-herói. O final esperado faz com que o público entenda o desfecho com facilidade, assim quem gosta de finais felizes irão ficar satisfeitos.
Enfim, para quem quer ver e sentir romantismo presentes em lindas poesias e curte arte e teatro, assistir o longa é uma ótima pedida. Porque Lope de Vega fora um autor de 426 comédias e foi o principal inovador do gênero. Não precisa dizer mais nada né !

Obs: obtive problema com o upload do vídeo, então o link do trailler logo abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=k2jIj_zfwvQ



Por: Cristiano Kubis Almeida
Turma: 1com13d

Nenhum comentário:

Postar um comentário