12 de abr. de 2011

Cisne Negro


Raquel Carvalho de Oliveira

Turno: Noite

Tijuca


Cisne Negro

Nina Sayers, personagem vivida por Natalie Portman é a protagoniza do premiado filme de suspense/drama dirigido por Darren Aronofsky “Cisne Negro” (Black Swan – 2010).

Nina dedica sua vida ao balé clássico, é uma bailarina obstinada na busca pela perfeição. Ela frequenta uma grande companhia de balé em Nova York, que está renovando o elenco para os próximos espetáculos. Uma das mudanças é a substituição da bailarina veterana Beth, por uma nova primeira bailarina, que é a principal estrela da companhia. E Nina é a escolhida.

Desde então ela enfrenta o desafio de encarnar duas personalidades opostas na execução do papel principal do balé de repertório “O Lago dos Cisnes”, no qual a primeira bailarina, a Rainha Cisne, tem de representar tanto o Cisne Branco, que necessita de leveza, domínio da técnica, harmonia e controle quanto o Cisne Negro, que é personificação da agressividade, da sedução, do desespero. Para Nina, representar o Cisne Branco não é um desafio, já que ela tem personalidade meiga, frágil, dócil. Entretanto a natural delicadeza e a falta de paixão de Nina são obstáculos que a impedem de se desinibir o suficiente para que consiga lograr êxito em seu desempenho com a segurança e a ousadia indispensáveis ao papel do Cisne Negro.

O que começou como a realização de um sonho para Nina, logo tornou-se um pesadelo. Fragilizada pela pressão psicológica de carregar o fardo do prestígio, atraindo para si a atenção e a inveja das outras bailarinas, além da rígida e incomum disciplina imposta pelo diretor artístico e a sufocante superproteção de sua mãe, conduzem Nina, já afetada por distúrbios psicológicos e alimentares, a mergulhar na paranoia. Ela começa a ter alucinações ao achar que está sendo perseguida por outra bailarina, que se mostra ser sua mais perigosa rival, Lilly,que é muito sensual, o inverso de Nina, o Cisne Negro da mesma. Aos poucos,a sexualidade de Nina vai aflorando, estimulada pelo professor e também pela sua antítese, a Lilly.

Nina então, após vivenciar experiências mais ousadas que exploram seu lado erótico,vai abandonando seu caráter virginal . Esta é uma parte dela que sempre fora reprimida apesar de ter 28 anos,Nina não aparenta estar nessa idade; sua postura delicada, seu tipo físico esbelto, as roupas claras que veste, seu quarto cheio de ursinhos de pelúcia e os cuidados recebidos da sua mãe, demonstram a permanência desta bailarina numa realidade infantil. Após sua adaptação ao papel de Cisne Negro,a nova primeira bailarina vai amadurecendo enquanto mulher e conquistando maior confiança em si própria. Há uma cena em que ela se desfaz de seus bichos de pelúcia, simbolizando, portanto a maturidade. Nina, é uma personagem arrebatadora, que exprime dois dos mais instigantes conflitos do ser humano; a loucura e a descoberta da sexualidade.

Chega o inevitável dia do espetáculo, a personalidade de Nina, cada vez mais fragmentada, o medo de ser substituída por Lilly, a realidade se esvaindo,até que as histórias do Cisne Branco e de Nina confundem-se, o auge da perfeição é conquistado, resultando em um desfecho surpreendente e trágico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário