12 de abr. de 2011

Lembranças de Outra Vida - Análise Crítica e Personagem




Título original:
(Fluke)

Lançamento: 1995 (EUA)

Direção: Carlo Carlei

Atores: Samuel L. Jackson, Matthew Modine, Nancy Travis, Eric Stoltz.

Duração: 96 min

Gênero: Drama



Sinopse

Thomas Johnson (Matthew Modine) é um homem bem sucedido com uma familia maravilhosa, mas cujo a sua grande e maior importância é apenas o trabalho.
Ao sofrer um acidente de carro, Thomas Johnson morre, e volta à vida no corpo de um cachorro. Com o passar dos dias, ele acaba se lembrando de quem era na vida passada, e resolve voltar para sua esposa e seu filho, para assim protegê-los do homem que causou sua morte.

O filme é centrado em um cachorro chamado Fluke. Ele faz amizade com um cão de rua, St.Bernard-like conhecido como Rumbo ( que com o andamento da trama é possível reparar que se trata de um "cão sábio"), e uma mulher moradora de rua que lhe dá o nome da Fluke. Durante esse tempo, ele percebe que em algum momento de sua vida foi humano. Com suas lembranças, ele vai em busca do encontro à sua família (sua esposa e seu filho) ; finalmente consegue encontrar o filho e faz com que ele consiga convencer a mãe para que fiquem cuidando dele. Todos os dias Fluke tenta mostrar-lhes que ele costumava ser, ao mesmo tempo, suspeitando que a morte humana foi causada por seu parceiro de negócios, Jeff. É durante esse tempo que vive com eles como um cão, que ele começa a conhecer melhor sua família e amargamente percebe que ele era um um pai e um marido extremamente ausente.

Seu relacionamento com eles não dá certo, pois quando percebe quem é o novo marido de sua esposa e padrasto de seu filho, fica nervoso e chega perto de mata-lo; isso acontece pois para ele Jeff, seu amigo na vida humana e agora pai dos eu filho e marido de sua esposa, foi o responsável por sua morta na vida huma, mas na última hora tem um flashback e acaba percebendo que Jeff não estava envolvido em sua morte - a morte foi causada por sua própria imprudência. Não desistindo de tentar mostrar quem é, resolve fazer uma última tentativa de apontar para sua esposa que ele Fluke na verdade é o seu marido Thomas Johnson, então resolve ir ate ao cimitério, resolve então cavar para fora a neve que está cobrindo a sua pedra tumular e com um gesto através de sua cabeça tenta apontar o seu nome. Com o coração pesado, percebe que a melhor coisa para se fazer é seguir em frente, pois o homem que costumava ser, está morto e enterrado, e assim resolve deixar sua família.

Passados anos, Fluke está descansando sob uma árvore onde, para sua surpresa, ele encontra Rumbo, que agora está reencarnado como um esquilo ...

Esse filme não é daqueles que se vê apenas uma vez, pois ele nos traz uma grande lição para a vida. As pessoas precisam dar mais importância à família, pois um trabalho, uma viagem ou o que quer se seja ( questão material) não é o mais importante.

Pode-se reparar que a maioria das pessoas se emocionam ao assistirem esse filme, acabam se sensibilizando com a história de Fluke que luta para que sua esposa e seu filho percebam que naquele corpo de cachorro ele Thomas Johnson ( seu marido e pai de seu filho), pois acabam se colocando no lugar dele. No começo da história ele é mostrado como humano, e depois com o acidente reencarna num corpo de cachorro onde assim a história começa a ser desenvolvida, dando assim ao personagem Fluke características humanas, cujas fazem com que os telespectadores se emocionem por em algum instante se "teletransportassem" e vissem tudo aquilo acontecendo com eles.

É por isso que na maioria das vezes ao se sensibilizar com um filme onde a história se passa entorno de um animal, todos se mobilizem, pois um personagem não precisa ser especialmente uma pessoa.
Quando isso ocorre, podemos dizer que o personagem é Humanizado ( características humanas à eles).

" O personagem é a representação de pessoas e conceitos na forma de uma pessoa fictícia" ( Campos, página 386)



Laboratório de Comunicação
Campus Tijuca - Manhã
Aluna: Mariana Pereira da Silva
Turma: 1COM13C

Nenhum comentário:

Postar um comentário