15 de jun. de 2011

Análise Acadêmica “Piratas do Caribe – Navegando em águas misteriosas”

Piratas do Caribe é uma franquia que pertence aos estúdios Disney. Até hoje foram lançados quatro longa-metragem com status de superprodução que renderam algumas das maiores bilheterias do cinema mundial.

Johnny Depp interpreta Jack Sparrow em quatro longas da franquia Piratas do Caribe. Jack é um pirata atrapalhado, porém inteligente e engenhoso. Suas ações à primeira vista parecem não ter qualquer sentido, mas no decorrer da trama se mostram eficientes e impensáveis. Toda a trama gira na busca incessante de Jack por seu navio o “Pérola Negra” que constantemente é alvo de outros piratas. Ele é capaz de fazer qualquer coisa para ter seu navio de volta.Sparrow é um pirata que quebra todos os paradigmas e estereótipos de um pirata das histórias convencionais, ele é atrapalhado, debochado, muitas vezes covarde, e não hesita em colocar outras pessoas em seu lugar para se salvar.

Em sua última aparição no filme “Piratas do Caribe – Navegando em águas misteriosas”, Jack está em busca da fonte da juventude, mas novamente sua principal ambição é recuperar seu querido navio, o Pérola, que se encontra em poder do mais temido dos piratas, o Barba Negra.

Neste filme o elenco original foi reduzido a Sparrow, o Capitão Barbosa, e alguns outros personagens que auxiliam no desenrolar da história, foram adicionados outros personagens que darão sequência as aventuras de Jack, uma delas é a filha do pirata Barba Negra, interpretada por Penélope Cruz, ela vive uma antiga namorada de Sparrow que foi abandonada pelo mesmo sem qualquer tipo de explicação.

O filme possui incríveis efeitos especiais e sequências de batalha que aliadas à trilha sonora e sonoplastia resultaram em sequências recheadas de ação e ao mesmo tempo cômicas graças à atuação de Depp. Este misto de cenas de ação com tons de ironia e momentos engraçados dão uma dinâmica diferente aos filmes do gênero aventura, que normalmente possuem cenas de coragem e resgates de pessoas inocentes. Na história a maioria dos personagens são ladrões que buscam apenas riquezas, poder, juventude. Este é o grande paradigma que é quebrado, pois o “mocinho” também é um deles, e nós espectadores torcemos para que este criminoso se salve das acusações do governo e da justiça.

Jack não é, de forma alguma, alguém digno de perdão por seus crimes, mas ainda assim , ironicamente, torcemos para que ele conquiste seus objetivos e suas ambições a todo custo.


Mayke Alvares
Patrick Vidal

Sinopse: O Capitão Jack Sparrow retorna em mais uma aventura cheia de ação sobre verdade, traição, juventude e legado. O capitão começa sua jornada quando cruza com uma mulher de seu passado (Penélope Cruz), a filha do lendário Barba Negra. Sparrow está em busca da Fonte da Juventude, e não sabe se a relação deles é amor, ou se ela apenas é uma cruel golpista que quer saber como chegar à fonte. No navio de Barba Negra, Sparrow se preocupa em quem deve ficar se olho: em seu antigo amor, ou em seu grande rival, o Barba Negra.

Elenco: Johnny Depp, Geoffrey Rush, Ian McShane, Penélope Cruz, Stephen Graham, Sam Clafin, Max Irons, Astrid Bergès-Frisbey, Keith Richards.

Nenhum comentário:

Postar um comentário