15 de jun. de 2011

Análise crítica- Mãos talentosas



A essência dos personagens

A narrativa do filme conta a história de Benjamim Carson, um homem negro que se tornou um neurocirurgião benquisto pela sociedade médica. Bennie, como é chamado quando criança, passa por algumas dificuldades no colégio. Suas notas são ruins, mas logo sua mãe detecta o que há de errado: ele possui uma deficiência visual e necessita de usar óculos. Com os óculos, suas notas começam a aumentar e isso se resolve. Porém, esse não é o único problema que o rodeia. Além de sofrer preconceito, Ben, às vezes, não é muito paciente.
A produção audiovisual traça o perfil psicológico do protagonista muito bem. Ele é um bom homem, inteligente, mas não acredita em si próprio muitas vezes e possui um temperamento explosivo. Há cenas em que Ben não consegue controlar esse temperamento e acaba agindo de forma a atingir outras pessoas. Até mesmo pessoas de quem gosta, como exemplo a sua mãe. O filme mostra isso desde o início, quando Bennie, em sua infância, bate em um menino que implica com ele. Depois, quando é adolescente e ataca a sua mãe e um garoto do colégio com um canivete. Mais tarde, quando adulto, ele quase perde a paciência com um médico, o qual fazia parte da equipe onde era residente. Mas Ben tem um bom coração. É um médico muito dedicado e com um grande talento. Benjamim Carson quebra um paradigma: ele é médico, mas acredita no poder da fé e reza todos os dias.
A mãe de Ben trabalha como emprega doméstica e babá e tem vergonha de contar isso aos outros. Ela tem problemas psiquiátricos e procura ajuda em um hospital especializado. O perfil psicológico dessa personagem, que é coadjuvante no filme, é de uma mulher humilde, sonhadora, batalhadora e que quer o melhor para seus filhos. Ela sempre acreditou que Bennie e o irmão poderiam ser ótimos profissionais e apostou nisso quando pagava colégios caros e incentivava-os, às vezes, obrigava-os a estudar e ler.
O irmão de Bennie é praticamente o coro. Seu perfil psicológico não é traçado. Ele mora junto com Ben e a mãe quando criança e adolescente. Mas depois, quando o filme começa a focar na história de Benjamim Carson como médico, ele não aparece mais no filme e só se menciona que ele se tornou engenheiro.
O pai de Ben só é mencionado na narrativa, mas não aparece no filme. Ele não mora com eles. Nem na mesma cidade. Saiu de casa, quando Ben ainda era muito pequeno. A mãe sozinha os cria.
A mulher de Ben aparece provavelmente entre o final do Ato 2 e o início do Ato 3. É uma mulher aparentemente serena, toca um instrumento de música clássica. Porém, seu perfil psicológico não é definido.
Esses são os perfis dos personagens do filme Mãos talentosas – A história de Ben Carson. O autor poderia traçar melhor o perfil psicológico da mulher de Ben, já que ela aparece no clímax do filme e termina com ele.






Ana Paula Bahia(turma 1COM13D) e Thaize Turchetti(1COM13C)

Nenhum comentário:

Postar um comentário