15 de jun. de 2011

X-Men: Primeira Classe



No mais novo filme da franquia X-Men, clássica história em quadrinhos da Marvel Comics, é contada a história dos primeiros e principais personagens da saga, além do motivo para a divisão dos mutantes e como surge a famosa escola para jovens “superdotados”.

Em X-Men primeira classe, é traçado o perfil daqueles que se tornariam lideres dos mutantes. Erik Lehnsherr, que mais tarde adota o nome de Magneto, era um menino judeu e viu sua mãe ser assassinada diante dele por um líder nazista durante a segunda Guerra Mundial. Ele só sobrevive por ter o “poder” sobre metais, o que interessa as forças nazistas. Sozinho e com mágoa daqueles que foram responsáveis pela morte de seus pais, Erik decide fazer vingança e matar os principais lideres do massacre aos judeus.

Em uma dessas tentativas de vingança, Erik (Magneto) está atrás daquele que foi o responsável pela morte de sua mãe, sem saber que este também era um mutante, Erik não tem sucesso em sua tentativa e quase morre. Nesse momento o personagem é salvo por aquele que se tornaria seu melhor amigo, Charles Xavier. Charles é um brilhante aluno, formado em Teologia e Filosofia, que trabalha em uma tese sobre mutação para sua Pós-Graduação na universidade de Oxford. Além disso, Charles é dotado de “poder” mental onde pode ler o que outras pessoas pensam, resgatar lembranças e mesmo dominá-las psiquicamente. Ao contrário de Erik, Charles tem uma amiga de muitos anos; Raven Darkholme (mais conhecida como Mistíca) é uma jovem que tem problemas para aceitar sua mutação, tendo em vista que em sua forma original ela é completamente azul e foge dos padrões de beleza da sociedade.

Charles Xavier e Mística são convidados a fazer parte de uma investigação americana que responsabiliza um mutante por um conflito que pode gerar uma Terceira Guerra Mundial. Essa questão é inclusive um ponto alto do filme, que liga um importante momento histórico (a Guerra Fria) com o inicio de X-Men, no filme inclusive, essa primeira “turma” de mutantes é responsável por fazer com que a Guerra Fria não termine em uma 3º Guerra Mundial. O fato do inicio da história ser contado no último filme traz a noção de que o fim é sempre o começo de outra história.

É nesse momento de conflito da história que Charles Xavier recruta jovens mutantes para fazer parte de um grupo especial da investigação americana, e em uma das investidas para deter o responsável pela tensão entre os Estados Unidos e a União Soviética, Charles salva a vida de Erik que no mesmo momento dentava vingar a morte de sua mãe. Erik então entra para o grupo de Xavier e no desenrolar da história todos conseguem o objetivo final de evitar uma nova Guerra Mundial.

Com pontos de vista diferentes em relação aos humanos Charles e Erik tomam rumos distintos, Erik então se torna o Magneto como todos conhecem, Mística e alguns jovens se unem a ele enquanto Charles, que crê na possibilidade de humanos e mutantes viverem em harmonia funda a escola de mutantes.


Título original: X-Men: First Class
Lançamento: 2011 (EUA)
Direção: Matthew Vaughn
Distribuição: 20th Century Fox


Universidade Veiga de Almeida
Disciplina: Laboratório de Comunicação
Professora: Érica Ribeiro
Alunos: Luan Silva
Leonardo Curak

Nenhum comentário:

Postar um comentário