15 de jun. de 2011

ANALISE CRÍTICA - MUSICAL HAIR


HAIR
Título or
iginal: (Hair)

Lançamento: 1979 (EUA)

Direção: Milos Forman

Atores: John Savage, Treat Williams, Beverly D'Angelo, Annie Golden.

Duração: 120 min

Gênero: Musical



O musical, aborda temas, como uso ilegal de drogas, irreverência a bandeira nacional, cenas de nu explicito e sexualidade que causaram enorme controvérsia.
Hair conta a história de um grupo de hippies que levavam uma vida boêmia em Nova York e que eram contra o alistamento militar para o Vietnã. Os personagens, Claude, Berger e Sheila e outros amigos hippies tentam levar suas vidas de amores, sexo livre com uma rebelião contra seus pais e toda a sociedade rígida e conservadora dos EUA.

Claude, é chamado para se alistar no exército para lutar no Vietnã e ao desembarcar em Nova York e chegar ao central Park se depara com um mundo completamente diferente do que ele estava acostumado. Ele vê diversas pessoas com roupas diferentes, coloridas. Ele é “adotado” por um grupo de hippies, que viram seus amigos. Em nova York ele vê uma jovem moça fazendo equitação, e se encanta por ela.
A jovem moça vem de uma família conservadora que é totalmente contra o movimento hippie e seus costumes “diferentes”. Mas a jovem se encanta por Claude.
Berger diz aos membros da “tribo” (nome dado ao grupo de hippies) sobre a convocação de Claude e seu alistamento no exercito, e seus amigos são contra.

Uma cena interessante do filme, é quando Berger vai até o quartel onde Claude está, e troca de lugar com ele para que ele possa se encontrar com jovem amada, e neste momento, os soldados dão chamados para a formação e seguem para o Vietnã. No caso, Berger, que era um cara totalmente "paz e Amor" vai para a guerra no lugar de Claude.


O musical trata de um dos mais marcantes conflitos de gerações. Conflito que marcou uma geração que se denominavam Hippies que pregava a paz e o amor, através da música.
Foi a época da guerra do Vietnã e essa geração era totalmente contra a guerra. Esse período mudou desde das roupas até a relação entre pais e filhos. O filme além de ser um clássico, é uma lição de vida para todos nós, de como devemos lutar pelo o que acreditamos, e não nos deixar levar pela opinião “geral” da sociedade.


Momento que CLaude chega em Nova York:
http://www.youtube.com/watch?v=w3I1y3jHgxA

Cena de Berger no Lugar de Claude dentro do exército:
http://www.youtube.com/watch?v=fhNrqc6yvTU

Laboratório de comunicação
Nomes: Giulia Fernandes e Thaissa Torres
Turno: Noite


Nenhum comentário:

Postar um comentário