15 de jun. de 2011

Análise Crítica do Filme Código de Conduta



"E a vingança o deixa aquecido durante a noite?". Fala clichê dita por Nick Rice, personagem de James Foxx em Código de Conduta (Law Abiding Citizen).
O roteiro é salpicado com sinais óbvios de uma escrita sem sal, incluindo as cenas acessórias contidas de diálogos retóricos entre Foxx e Leslie Bibb's (Sarah Lowell).
O filme começa quando Shelton (Gerard Butler) e sua família estão aproveitando um momento familiar e agradável em casa, até serem violentamente interrompidos por dois bandidos que os fazem reféns, os amarram e amordaçam em sua própria casa.
Shelton, sem poder fazer nada, é forçado a presenciar sua esposa e filha serem torturadas e mortas.
Como qualquer ser humano com o emocional extremamente carregado, a consciência de Shelton passa a ser dotada por uma culpa insuperável, mas como um cidadão da lei, ele espera pelo sistema judiciário do país fazer justiça à memória de sua família.
Não há muito que ser dito após ele notar que a justiça não faria nada por ele.
Resolveu se vingar e fez tudo friamente durante todo o filme sem levantar suspeita a princípio e quando passou a levantar e confessar seus assassinatos, nem os mais poderosos dos Estados Unidos sabiam como parar esse homem.
Um dos assassinos de sua família, ele matou cruelmente e, de fato, foi uma cena desnecessária parecendo ser retirada de "Jogos Mortais” (Saw).
Shelton confessa que matou Darby (Christian Stolte) e continua matando outras pessoas, assim como continua confessando. Ele está na prisão. Como continua cometendo assassinatos?
É praticamente revoltante, quando os oficiais do caso sugerem e, de fato, acreditam que há uma segunda pessoa o ajudando.
Shelton é um psicopata e sofre de transtorno de personalidade caracterizado como desregularização emocional e raciocínio extremista.
Shelton continua levando adiante suas ameaças de morte e sentindo cada vez menos remorso. Mas o mais bizarro acontece no final, quando o diretor F. Gary Gray.,decidiu aplicar um simbolismo e capturou uma sombra de emoção em Shelton, no momento em que sua fúria atinge um ponto insuportável.
De fato, o potencial dos atores é indiscutível, mas ficam algumas dúvidas em relação à temática.
Por que os invasores da casa de Shelton fizeram isso? O que eles ganhariam
cometendo um ato tão hediondo? Isso não foi falado em momento algum.
Passou como se tivessem feito por fazer, mas foi cruel demais para tal.
Ficou devendo uma explicação mais para o lado dos bandidos, até pelo fato de o filme começar com o assassinato. O espectador fica esperando uma razão e ela nunca aparece e, na maior parte do filme, Shelton procura por justiça através de sua revolucionária e psicótica forma. Ficou um vazio e deixou a desejar.
O filme é de teor duvidoso, mas as boas atuações cobriram um pouco da temática confusa.
Direção: F. Gary Gray
Gênero: Ação
Elenco: Gerard Butler, Jamie Foxx, Michael Gambon, and Leslie Bibb.
Alunos: Isabela Vital
Ronaldo Gonçalves Ferreira
Turma: 1COM33A

Nenhum comentário:

Postar um comentário