15 de jun. de 2011

Análise do Filme - “Rio”


“Rio” é uma animação que conta a história de Blu, o último macho da espécie das Araras Azuis. O protagonista vivia no Rio de Janeiro até ser capturado e levado para Minnesota (EUA), onde fora encontrado, quando pequeno, por uma menina chamada Linda, que o leva para casa. Sua gaiola, por descuido do motorista que o transportava, havia caído no chão. Nesse novo lar, Blu, que não sabe voar, encontra carinho, atenção, e é tratado como um filho pela sua nova dona, que não se importa com a sua falta de habilidade.

Até que um dia, quando ambos já estão mais velhos, a menina e a ararinha azul recebem um convite de Túlio, um estudioso e amante dos pássaros, para ir ao Rio de Janeiro, encontrar com a última fêmea da espécie de Blu. No início, Linda rejeita a proposta, mas depois pensa melhor, e resolve tentar fazer com que as Araras Azuis não entrem em extinção, partindo para a Cidade Maravilhosa.

Ao chegar na sua cidade natal, Blu encontra Jade, a fêmea de sua espécie que só quer fugir daquele lugar onde os estudiosos a haviam prendido para que ela esperasse pelo macho. Para ela, viver dentro de uma gaiola era uma tarefa impossível. A partir daí, o filme se desenrola com aventuras que envolvem o roubo das araras e o desafio de Blu em conseguir voar.

O filme em muitas cenas mostra a visão de estrangeiros em relação ao nosso pais, onde aparentemente tudo é festa, o carioca é aquela pessoa boemia e malandra que sempre da um jeitinho brasileiro pra tudo, inclusive para roubar animais, nossa cidade é uma grande floresta, onde macacos circulam livremente e o carnaval é um evento que de fato, para a cidade.

O filme “Rio” tornou-se quase um musical, em diversas cenas os pássaros saem cantando por toda a cidade, trazendo verdadeiras trilhas sonoras para a produção. Muitas dessas musicas levam você a se sensibilizar com as cenas e de certa forma entrar no ritmo imposto pelo filme de forma geral.

Rio foi uma superprodução que superou as expectativas de muitas crianças e adultos, nascidos ou não no Rio de Janeiro

Laboratório de Comunicação

André de Lima Santos

Análise Crítica do Filme “Rio”

Professora Érica Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário