15 de jun. de 2011

Análise Acadêmica - Apenas uma vez



O filme Apenas Uma Vez é um filme musical irlandês, foi escrito e dirigido por John Carney. Suas cenas se passaram em Dublin,na Irlanda. O filme pertence ao gênero drama e possui certas características de romance. Os principais atores são Glen Hansard e Markéta Irglová, que também são músicos além de atores .

No filme características pessoais dos atores são incorporadas aos personagens. Isso pode ser notado pela forma como Hansard canta e toca o seu violão velho e arranhado que o acompanhava em turnês com sua antiga banda The Frames. Já Irglová veste a personagem com sua timidez e falta de jeito clássica que puderam ser notada quando ele foi receber o Oscar de Melhor canção Original e também em suas performances com a banda que montou com Hansard, chamada Swell Season.

Por serem músicos que comumente faziam e tocavam músicas com temas melancólicos e intensos, o filme também ganhou essa característica de vida sofrida e ao mesmo tempo pacata.

No filme os dois atores são pessoas simples que tem em comum o interesse pela música. Hansard interpreta um homem que conserta aspiradores juntamente com seu pai na loja da família, e durante seu tempo livre da loja, ele costumava tocar violão e cantar ao ar livre. Ao contrário do que muitos cantores de ruas fazem, o personagem de Hansard canta apenas músicas próprias e as interpreta intensamente, de forma visceral, como se fosse um desabafo. O que se assemelha a sua forma de cantar em seus shows. O personagem de Hansard parece ser uma versão dele, que ele emprestou pra dar vida e verdade ao filme.

Já Irglová interpreta uma imigrante tcheca que vive numa casa pobre com sua filha e outras pessoas para pagar o aluguel. Ela vende flores para conseguir pagar sua parte, tal dificuldade financeira impede que ela consiga se concentrar mais na música, se dedicando ao piano que é o instrumento que ela toca e que não é um dos mais baratos a cessíveis a qualquer pessoa. Ela vive praticamente como uma mãe solteira, pois seu marido saiu de casa e não mandou notícias de onde estava ou se ia voltar. Irglová se parece com sua personagem no jeito quieto de se portar e na nacionalidade do personagem no filma, pois ela nasceu na República Tcheca.

O encontro dos dois acontece por acaso, quando Irglová está vendendo flores e vê Hansard tocando suas músicas na calçada. Eles conversam um pouco sobre o motivo da música e logo percebem a identificação que há entre eles. Essa identificação é percebida porque ambos foram abandonados pelas pessoas que amavam e são apaixonados por música.

O ponto de virada desse filme é quando o personagem de Hansard decide gravar um cd e convida Irglová para participar do projeto. Ela aceita e eles passam dias e noites juntos gravando o cd, que é a concretização do sonho de Hansard. Porém, ao final da gravação, quando chega a hora de sair em viagem numa turnê, Irglová se sente impedida por causa da sua filha e da dúvida da volta do marido. Mesmo assim Hansard decide seguir em frente, e enquanto estava em turnê conseguiu dinheiro o bastante para mandar entregar na casa de Irglova um piano, o qual ela toca para sua filha e para seu marido que aparece depois de tanto tempo.

A aproximação dos personagens foi muito forte e os laços criados, igualmente intensos. O que traz uma sensação de romance entre os dois, romance esse que não chega a acontecer, e isso decepciona alguns que viram o filme. Mas no final, nota-se que tal sensação é criada de propósito para complementar a lógica do roteiro e a idéia central do filme que é deixar a seguinte pergunta no ar: “Quantas vezes encontramos a pessoa certa?” Opróprio título do filme é a resposta: “Apenas uma vez”.

Sobre as questões técnicas, vale ressaltar que mesmo com orçamento de apenas 130.000 euros (aproximadamente 300.000 reais), o filme conseguiu destaque pela trilha sonora, o que lhe rendeu o Oscar de Melhor Canção original. Tecnicamente o filme não é dos melhores, pois nota-se que devido ao baixo orçamento algumas imagens são tremidas e de ângulos que não favorecem a compreensão da cena. Porém, tais falhas parecem, em muitas vezes, que foram propositais. Porque a essência do filme era trazer algo real, como uma história mais comum do que os contos de fadas já conhecidos, só que sem glamour e nem aquele velho clichê de que os apaixonados viveram felizes para sempre.




ANÁLISE ACADÊMICA: Filme Once (Tradução: Apenas uma vez)
DISCIPLINA: Laboratório de comunicação
PROFESSORA: Érica Ribeiro
ALUNO: Alan Brum - 20102102550

Nenhum comentário:

Postar um comentário