15 de jun. de 2011

Just Have a Little Faith - Prison Break

Prison Break é um seriado americano criado por Paul T. Scheuring. Foi exibido de 2005 até 2009, somando um total de 4 temporadas. Com gênero drama, ação e suspense, a história gira em torno dos irmãos Michael Scofield e Lincoln Burrows.

Burrows é acusado de matar o irmão da vice-presidente dos Estados Unidos, sendo condenado à cadeira elétrica. Michael, sabendo que o irmão é inocente, tenta de todas as maneiras tira-lo do corredor da morte. Scofield não vê outra saída a não ser uma fuga da prisão. Para isso ele faz um plano arriscado, simulando um assalto para ser pego e condenado propositalmente. E assim é mandado para a penitenciária de segurança máxima Fox River, onde o irmão mais velho está. Para uma fuga bem executada, Michael leva consigo uma tatuagem que cobre a parte superior do seu corpo com o mapa da prisão e com informações que ele precisará antes e depois da fuga.

Mais tarde, contado de uma forma não cronológica, descobrimos que por seu pai ter desaparecido e sua mãe ter morrido, Burrows se vê obrigado a levar um caminho não muito certo em sua vida para garantir o bem estar de seu irmão. Não tinha um emprego fixo e chegou a trabalhar com roubo de carros. Depois de se envolver em algumas encrencas e de ter uma divida gigantesca a pagar, Lincoln é forçado a fazer um serviço para quitar sua divida. O Mesmo serviço que o levou à cadeira elétrica.

O que ninguém sabe é o porquê de pessoas de alto escalão que administram o país fazem questão de sua morte. Ao longo da série, é revelado que existe uma empresa conhecida como a Companhia. Essa organização conta com vários funcionários poderosos do governo, empresários e agentes bem treinados. Além disso, eles estão acima até mesmo do presidente. O que acaba dificultando a fuga e a sobrevivência dos irmãos.

O cabeça de tudo isso e personagem principal da nossa análise crítica é Michael Scofield. Um engenheiro estrutural de 31 anos, que até o momento tinha uma vida bem sucedida, e arriscou tudo para salvar seu irmão. Isso se deve ao fato de Burrows ter sido praticamente sua única referencia de família durante toda a sua vida. Dotado de um QI superior ao normal (muito superior, diga-se de passagem), o plano de Michael consiste em muito mais do que cavar um simples túnel. Além de sua tatuagem, Scofield estudou muito sobre a prisão, pensando até em quem poderiam ser seus companheiros de fuga e o que eles poderiam oferecer em troca. Porém, assim como o QI, ele tem um senso de moral maior do que a maioria das pessoas. E com isso se sente culpado por todas as pessoas que prejudicou para concluir a fuga. Graças a esse senso, ele tenta compensar todas as coisas erradas que fez. Incluindo tentar fazer com que T-Bag, um pedófilo e assassino que fugiu junto com eles, seja novamente preso. Depois de garantir a liberdade do irmão, Michael não consegue descansar enquanto a Companhia não estiver destruída e ele e seus amigos tiverem seus nomes limpos.

Obviamente há muito mais por trás da história do que isso. Prison Break é uma série eletrizante, onde há muitas vidradas na trama que quase causam ataques cardíacos. Os capítulos costumam ser bem finalizados de preferência em algum momento de tensão de algum personagem essencial, o que te faz querer assistir imediatamente o próximo. A trilha sonora é quase toda autêntica, o que ajuda bastante nas sensações que a série quer que você sinta. O que diferencia Prison Break das outras séries, é que seus diretores não tem o mínimo problema em matar personagens, criando uma grande rotatividade de coadjuvantes. Com indicação ao Emmy, Prison Break sem duvida entra na lista de séries que você deve assistir antes de morrer.


Jéssica Brasil e Juliana Cardoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário