15 de jun. de 2011

Tropa de Elite




Análise Crítica

Tropa de Elite



O filme Tropa de Elite nos conta o dia-a-dia dos policiais do BOPE, e nos mostra também o esquema de corrupção dentro da Polícia Militar do Rio de Janeiro.
Tudo sob o ponto de vista do personagem principal Capitão Nascimento (Wagner Moura), o líder do BOPE.
O gênero do filme é considerado como documentário, pela maioria da população, mas para os críticos é considerado como documentário-fictício.
Um documentário, esta relacionado com a realidade e consecutivamente mostra o ponto de vista do documentarista. Ao assistir o filme podemos reparar os efeitos dos sons audiovisuais, onde um deles possui um pouco mais de importância, o recurso da Fala/Narração em Off, ela consiste na inserção de imagens e a narração só é apenas ouvida (não se vê o narrador). Por relatar a realidade observa-se também o uso da Sonoplastia que consiste na atribuição cachorros; buzinas; chuva, etc.; por último é utilizado também o recurso da Trilha Sonora que esta ligada mais à questão comercial, ela é produzida especialmente para o filme, para determinado personagem e serve para trazer mais motividade e dramatização à cena.
É considerado também como ficcional, por retratar a realidade através de atores e não com pessoas “reais”, ou seja, através de personagens o telespectador possui o entendimento da realidade, do dia-a-dia tanto dos policiais, quanto dos criminosos e é claro a vida das pessoas que moram nas favelas. Para ser considerado realmente como realidade tal como ela é, o correto a meu ver seria utilizar homens que realmente são do BOPE e as pessoas que realmente moram na favela para mostrar o dia-a-dia deles.
O filme retrata a realidade, mas de uma forma fictícia, não é retratado da forma real que ela realmente é. Por conta disso Tropa de Elite é relacionado como um documentário-ficcional.

Informações Técnicas:
Tropa de Elite
Título original: (Tropa de Elite)
Lançamento: 2007 (Brasil)
Direção: José Padilha
Atores: Wagner Moura, Caio Junqueira, André Ramiro, Milhem Cortaz.
Duração: 118 min
Gênero: Ação
Status: Arquivado

Sinopse:

1997. O dia-a-dia do grupo de policiais e de um capitão do BOPE (Wagner Moura), que quer deixar a corporação e tenta encontrar um substituto para seu posto. Paralelamente dois amigos de infância se tornam policiais e se destacam pela honestidade e honra ao realizar suas funções, se indignando com a corrupção existente no batalhão em que atuam.

Link do Trailer Oficial:

http://www.youtube.com/watch?v=_V_nZNWPYQk



Universidade Veiga de Almeida
Comunicação Social – Publicidade
Disciplina: Laboratório de Comunicação
Professora: Érica Ribeiro
Aluna: Mariana Pereira da Silva - 3ºPeríodo Turma: 1COM13C

Nenhum comentário:

Postar um comentário