15 de jun. de 2011

Análise Crítica – One Tree Hill


One Tree Hill é um seriado americano criado por Mark Schwahn e que tem como trama principal a história de Lucas Scott (interpretado por Chad Michael Murray) um jovem da cidade de Tree Hill, que ama basquete e foi criado sozinho por sua mãe Karen com a ajuda de seu tio Keith, pois seu pai Dan, nunca o tratou como filho.

Certo dia, vendo que o garoto joga bem, o tio de Lucas pede para o treinador dos “Ravens”, time de basquete da escola da cidade, ver seu sobrinho jogar na quadra do rio e avaliá-lo para o time, mal sabendo que isso iria dar início a árdua vida de Lucas.

Ao entrar nesse mundo, Lucas conviverá com: seu principal rival, Nathan Scott, que é seu irmão e que é a estrela do time de basquete com o apoio do pai, que faz de tudo para que nada o atrapalhe na sua jornada até a NBA; Peyton Sawyer, a namorada de Nathan, por quem ele se apaixona; e Brooke Davis, que é melhor amiga de Peyton, chefe das líderes de torcida e uma das garotas mais sensuais do colégio. Porém, não são só pessoas novas que surgem na vida de Lucas, ele sempre é acompanhado e defendido por sua melhor amiga Haley James e por seus amigos Mouth e Skills.

Os personagens de One Tree Hill vão mostrando diferentes características ao desenrolar da série, mostrando que não se pode julgar ninguém pela 1ª impressão que se tem, por exemplo: Nathan mostra não ser tão canalha assim; Peyton é uma garota que apesar de popular, tem uma vida muito difícil; Brooke apesar de rica e mimada não é uma garota fútil; Haley não é tão santinha como todos pensam; entre outros mais que passam por mudanças.

O seriado também tem várias subtramas que ajudam a compor toda a história, como: o relacionamento entre Haley e Nathan; a vida de Dan, pai de Lucas, e sua relação com a família e o basquete; Brooke ficar pobre; entre várias outras coisas.

Uma característica marcante do seriado foi o envolvimento musical, artistas como Gavin Degraw, que canta a abertura da série, e muitos outros fizeram participações especiais. E também os pontos de virada marcantes na história, como: a morte de Keith, o problema de saúde de Lucas, o casamento de Nathan e Haley, entre vários outros que ocorrem.

One Tree Hill tem como narrador o próprio personagem Lucas Scott, que ao final da 4ª temporada, quando eles saem do colégio e vão para a vida adulta, escreve um livro que passa toda a história até ali contada que foca o basquete e a relação dele e Peyton.

A partir da temporada seguinte, surgem os problemas da vida adulta, como filhos e o foco na carreira profissional (caso de Nathan e Haley com o pequeno Jamie), porém a história principal continua sendo a vida amorosa de Lucas e Peyton que ganha mais um personagem, Lindsay, editora de Lucas e que vira sua nova namorada após uma separação do casal.

As subtramas também se desenvolvem, a ponto de também serem tramas principais, como: a recuperação de Nathan após um acidente em que ele fica paraplégico; Brooke virar uma mega empresária, porém sentir falta da família; e Dan querer se arrepender após ser solto depois de cumprir a pena pelo assassinato do próprio irmão.

Após muitas reviravoltas, Peyton e Lucas ficam juntos, porém ao fim da temporada Quentim Filds, um garoto que é a nova estrela do time de basquete, que agora é treinado por Lucas, e que ajuda Nathan a se recuperar, é assassinado; além disso, Brooke é violentada e decide aprender a usar uma arma para se defender.

Na 6ª temporada, última de Lucas e Peyton no seriado, após muitas complicações nasce à filha do casal e eles saem de Tree Hill rumo a um novo futuro. Nathan consegue realizar seu sonho de ir para a NBA e Brooke após superar o trauma, inicia um novo relacionamento sério com Julian, um produtor que foi namorado de Peyton na fase em que ela se separou de Lucas.

A partir disto começa a sétima temporada que agora foca a vida de Nathan e Haley com seu filhinho Jamie e no relacionamento de Brooke com Julian.

One Tree Hill é um seriado bom, pois traz ensinamento para a vida toda, principalmente para os jovens que ainda vão viver muitos desses acontecimentos pela frente e que irão ver como a vida não é o mar de rosas que a escola pode ser.

Um comentário:

  1. Este trabalho é de autoria de:

    Nome:Ricardo Bomfim
    Turma: 1COM13B
    Prof.ª: Érica Ribeiro
    Disciplina: Laboratório de Comunicação

    ResponderExcluir