15 de jun. de 2011

Querido John




Autor: Nicholas Sparks
Diretor: Lasse Hallström
Gênero: Romance


John cresceu sem o amor materno, seu pai o criou dando amor a sua maneira, mas não foi o suficiente para John que quando chegou a sua adolescência se revelou mais um dos garotos rebeldes que não prometiam futuro algum. Depois de terminar o colégio ele começou a trabalhar em algumas lojas da cidade, sempre na mesma rotina, saindo com garotas, bebendo, arrumando briga e pulando de emprego a cada mês. Até que cansou dessa vida e decidiu se alistar nas Forças Especiais do Exército Americano.
Ele amadureceu lá, ganhou além de músculos sabedoria e logo de soldado passou a ser sargento. Mas tudo em sua vida muda quando ele volta para sua cidade natal na Carolina do Norte para passar sua licença de duas semanas.
Enquanto fazia uma pausa entre uma surfada e outra, fica encantado ao observar uma jovem com seu cabelão loiro e olhos gigantes conversando com os amigos. Foi amor a primeira vista e John soube no primeiro momento que seria muito mais que um amor de verão, Savannah era a garota de seus sonhos. Savannah, uma garota religiosa, altruísta incapaz de falar um palavrão que estava ali de férias da faculdade, também se apaixona por John e eles vivem as duas semanas mais apaixonadas e intensas de suas vidas.
Quando essas duas semanas terminam John precisa voltar para sua base na Alemanha, para concluir seu serviço militar em um ano, mas não antes de prometer a Savannah que um dia irá se casar com ela. Savannah em troca promete esperar por ele, para que ele cumpra sua promessa e sugere que eles continuem se correspondendo, a princípio por e-mail. Mas John não sabe para onde vai e nem pode contar para onde vai então eles passam a trocar as velhas e boas cartas de amor. Ele volta para casa no tempo previsto, porém, para passar apenas 18 horas. Os EUA vivem o pós 11 de setembro e o idealista John resolve se realistar como um típico soldado viciado em guerra, que não pode abandonar covardemente seus companheiros e nem deixar o seu país em um momento de crise, se realistando mais dois anos.
Savannah, indignada, não sabe se aguentara mais dois anos sem o seu grande amor. Ela literalmente se entrega ao amado John, mas não tem muita certeza se este romance vai sobreviver a tudo. É aí que a moça resolve fazer a escolha que mudará não só sua vida, mas, claro, a do seu queridíssimo John. E as conseqüências desse ato são o que conduzir o resto de suas vidas. Savannah se casa com Tim Wheddon para poder criar o filho dele, Alan que sofre de autismo. Ela tem o sonho de construir um sitio para ajudar crianças com essas deficiências.
O que ambos não esperavam é que o destino nem sempre conspira a nosso favor, Tim Wheddon descobre que esta gravemente doente quando John volta para tratar dos assuntos do enterro de seu pai ele decide ir rever Savannah. Depois de tanto tempo sem se verem os dois ficam sem saber como agir e percebem que mesmo depois de tantos anos o amor dos dois não acabou, mas agora ela não era mais a jovem cheia de esperanças, mas sim uma mulher adulta cheia de responsabilidades e compromisso.
Savannah e John conversam como dois estranhos como que se o tempo tivesse acabado com toda a intimidade, numa conversa cheia de restrições e cuidado com as palavras. John, então descobre quem é o marido de Savannah e o sentimento de traição o domina ainda mais. É quando algumas coisas começam a se encaixar e John percebe que nada na sua vida e de Savannah foi tão simples quanto aquelas duas semanas que passaram juntos quando se conheceram e pior do que isso, que nada os fariam voltar naquele tempo. Quando ele faz uma escolha que irá ajudar a salvar a vida de um velho amigo e o amor da sua vida de uma maneira anônima, mas que resultara em uma nova direção para o destino desse casal.
“Querido John” é uma linda e comovente história de amor açucarada, daquelas que arrancam lágrimas com facilidade das pessoas. Onde mostra que o amor é testado por uma grande tragédia e casal vai perceber que a paixão supera tudo, porém, por terem feito escolhas erradas, pode ser tarde demais para esse amor dar certo. Sem dúvida é uma história triste, mas verdadeira e que te faz pensar sobre o que é amar verdadeiramente alguém. Querido John não foge disso. Mostra que ele é muito mais do que um querido John: é um maravilhoso John.




Disciplina: Laboratório de Comunicação
Grupo: Adriana Cristina e Náiade Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário