15 de jun. de 2011

Analise Critica- Filme Divã

Aluna: Raquel Carvalho de Oliveira

Turno: Noite


Analise Critica – Filme Divã



Mercedes é uma mulher casado, é bonita, bem vivida, de 40 anos e com dois filhos,e é muito feliz. Aparentemente a vida dela é perfeita,o que desperta a curiosidade dela mesma em descobrir o porquê disso. Então,ela decide procurar um psicanalista (Dr. Lopes ),mesmo não sabendo o real motivo que a levaria até lá.No divã ela questiona o seu casamento, sua realização profissional e seu poder de sedução e o que era apenas curiosidade provoca mudanças no seu cotidiano.Ao longo do tratamento, descobre muitas insatisfações próprias, a necessidade de se conhecer melhor, aproveitar a vida, realizar seus sonhos e desejos que nem sabia que tinha.

O filme,com direção de José Alvarenga Jr, surgiu do livro Divã, da jornalista Martha Medeiros e não somente virou filme, antes o livro foi adaptado para o teatro, onde assim como no filme, Lilia Cabral era a protagonista.

A direção de José Alvarenga Jr. é segura, garante um bom ritmo, coordena bem o elenco e confere planos e enquadramentos bem trabalhados e ligados aos momentos das personagens.Ele é um diretor famoso e responsável pela direção de alguns filmes e seriados brasileiros de grande sucesso, como os seriados: A Diarista,Sai de Baixo, Macho Man, Força Tarefa, Os Normais e os filmes: A Princesa Xuxa e os Trapalhoes, Os Normais I E II, entre outros.

O filme mostra que o cinema brasileiro pode ser muito bem comercializado, sem perder a qualidade,que os brasileiros sabem fazer um bom filme e conquistar o público, mosta que o cinema brasileiro esta crescendo cada vez mais e conquistando um público fiel.

A história de vida da Mercedes é uma análise sobre questões da vida da mulher de classe média na meia-idade, tratado com delicadeza, sensibilidade.Muitas das mulheres que foram ao cinema assistir o filme, se identificaram com o personagem vivido por Lilia Cabral. As personagens e situações são construídas de forma real, fugindo ao estereótipo ou, humanizando os estereótipos.

Um fato curioso é que o psicanalista fica sempre na sombra, nunca mostra seu rosto ou fala. Parece que Mercedes fala com o publico, que a compreende, a escuta, como se ela tivesse fazendo sessões de analise com o público do cinema.

Como no livro, existe diversos conceitos,análises e questionamentos psicologicos colocados de forma descontraída e de acordo com o momento em que Mercedes vive.O filme ainda possui uma boa fotografia, ótima qualidade de iluminação.

Um outro ponto interresante é a mistura do drama com a comédia, com grandes sacadas humorísticas, mas também com a seriedade,que é importantíssima e presente. Lilia Cabral, que é uma ótima atriz,tem uma grande bagagem televisiva, ficou perfeita no papel de Mercedes, ela dá um show de interpretação,mergulhou de cabeça no papel de protagonista, a compreende, cria traços únicos para a personagem.Alexandra Ritcher,que vive (Monica) também se destaca no filme, como atriz coadjuvante.Ela é a melhor amiga de Mercedes e tem um ótimo desempenho no papel.

Divã é um filme muito divertido, e reflexivo também.Um ótimo filme para todas as idades. No final do filme você com certeza estará pensando um pouco diferente e terá se divertido muito.


Traler do Filme: http://youtu.be/5W_S0QN522E

Elenco



Nenhum comentário:

Postar um comentário