13 de abr. de 2011

An Education (2009)


Baseado no livro do britânico Nick Hornby, o longa-metragem An Education (traduzido para Sedução, no Brasil) tem um enredo bastante convencional, mas convence pela beleza da trilha sonora, cenários e qualidade dos atores.
Na trama, Jenny (interpretada por Carey Mulligan) é uma colegial de apenas 16 anos, considerada por todos como a melhor estudante da turma. A jovem mora na conservadora Inglaterra da década de 60. Sua personalidade, entretanto, não tem nada daquilo que o país carrega. A protagonista, apaixonada pelo idioma francês e por hábitos culturais vetados a sua idade, se envolve com o playboy David (vivido por Peter Sasgaard), bem mais velho que ela e de comportamento boêmio. Este relacionamento é o primeiro ponto de virada do longa.
A partir disso, Jenny começa a se comportar como uma autêntica mulher francesa. Acompanhada de David, frequenta os melhores restaurantes e vai aos melhores concertos (a personagem é uma exímia instrumentista). Entretanto, tem de abdicar de seu excelente desempenho como aluna e contar algumas mentiras para sua família.
Embalada por elementos pop que fazem lembrar o sucesso Juno, a história se desenrola até o conflito, no qual a protagonista descobre a maneira como seu amado David cobria todos os gastos exorbitantes. Quando Jenny conclui que está diante de um trapaceiro, é a hora de decidir se defende a bandeira do conservadorismo ou se mergulha de vez no universo em que a arte prevalece diante dos preceitos de ética e moral disseminados na época.
Por fim, a estudante acaba tendo uma incrível desilusão amorosa em relação a David - surpreendente, uma vez que tudo levava a crer que eram feitos um para o outro - e, para ela, parece já ser tarde demais. A preparação para os exames para a universidade passou e Jenny viu sua chance de estudar em Oxford se escoar.
Uma reviravolta, entretanto, marca o fim da história e a protagonista consegue mostrar que sua personalidade é um atributo, mas a educação é essencial.
O drama An Education foi considerado um dos melhores filmes do ano em 2009, recebendo três indicações ao Oscar: melhor atriz (Carey Mulligan), melhor filme e melhor roteiro adaptado.

Larissa Detoni :: Laboratório de Comunicação 2011.1

Nenhum comentário:

Postar um comentário