13 de abr. de 2011

O Chapeleiro Maluco


Interpretado por Johnny Depp no filme “Alice no País das Maravilhas”, o Chapeleiro Maluco é um personagem que sofre de surtos psicóticos e alterações de humor, mas nem por isso deixa de ser uma das figuras mais queridas deste longa metragem de Tim Burton.

Ao fugir dos caçadores da Rainha de Copas, Alice chega a um jardim onde encontra uma mesa de Chá das 6 com três figuras muito loucas, o Chapeleiro, a Lebre de Março e o Arganaz, que desfrutam o chá e guloseimas, no caso da Lebre atira doces e xícaras para todos os lados.

Diz a lenda do Chapeleiro, que em um determinado mês de março ele discutiu com o Tempo, e este para se vingar puniu-o parando o tempo para ele às 6 da tarde, a hora do chá, e que nosso personagem em questão ficou louco após ter seu povoado destruído pela maldade da Rainha de Copas.

O Chapeleiro desempenha um papel importante no desenrolar da história, é ele quem protege Alice dos caçadores da Rainha de Copas e ajuda a jovem a descobrir se é realmente a famosa heroína que no Dia do Fabuloso salvaria o País das Maravilhas da fúria do Jabberwocky. Ao tentar salvar mais uma vez Alice, o Chapeleiro é preso, e como punição a Rainha de Copas ordena que lhe cortem a cabeça, mas ele é salvo pelo Gato Risonho.

No final do filme quando tudo está resolvido, o Chapeleiro finalmente pode fazer sua tão esperada dança de comemoração chamada Futterwacken, uma dança louca como ele, mas muito divertida. Após a dança, despede-se de Alice demonstrando que apesar de uma cabeça bem confusa, ele tem um coração amável e gentil.




Gustavo Saraiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário