13 de abr. de 2011

O ponto de vista do escala paredes


A trilogia de Spider-Man ou Homem-Aranha, que foi dirigida por Sam Raimi, conta a história do jovem Peter Parker, interpretado por Tobey Maguire, e como ele vai tendo que lidar com sua vida ao ganhar seus poderes especiais, desde aprender a usá-los a conseguir esconder sua identidade e lidar com si mesmo e seus dilemas. Toda essa história é passada pela visão do próprio super herói, ou seja, o ponto de vista é do mesmo; porém ela vai mudando conforme os acontecimentos da história.
No 1º filme, o estudante Peter Parker é picado pela aranha que lhe dá poderes. O personagem tem um ponto de vista bem juvenil no início, querendo apenas tirar fotos, estudar ciências e pelo menos admirar a sua musa, a personagem Mary Jane Watson, interpretada por Kirsten Durst; e é por ela que ele tenta ganhar mais dinheiro, o que o faz cometer um erro e sofrer uma grade perda, a morte de seu tio Ben, interpretado por Cliff Robertson. Com este fato ele cresce e aprende que "grandes poderes vem com grandes responsabilidades" e até o fim ele leva esta frase como ideal para suas decisões.
Já no 2º filme, Peter tem que lidar com todos os dilemas que ele já tinha, um novo super vilão e o ódio de seu amigo pelo Homem-Aranha, este que ainda não sabe que ele e o herói são a mesma pessoa. Seu ponto de vista só ganha mais força ainda neste filme, principalmente quando suas pessoas queridas são envolvidas em suas lutas, porém ele descobre que com essas pessoas ao seu lado ele se torna mais forte e que cada um tem o direito de se arriscar como quiser.
No 3º filme é que o herói sofre a maior alteração no seu ponto de vista, pois ele influenciado por uma simiose alienígena, fica com o ego totalmente alterado e se afasta de todas as suas pessoas queridas, querendo apenas se mostrar, porém isto o torna uma pessoa má e vendo que seu julgamento não é mais o mesmo, ele decide se livrar desta coisa. Além disso, Peter tem que lidar com a raiva que sente por um dos acusados pelo assassinato de seu tio ter fugido da cadeia, o fato de seu amigo querer matá-lo e seu relacionamento complicado com Mary Jane. Ao fim o herói consegue acabar com seu inimigo, fazer as pazes com o amigo e a namorada; e perdoar seu maior desafeto, compreendendo o que aconteceu.

Esta trilogia mostra o poder dos acontecimentos das histórias, no ponto de vista de quem vê.

Ricardo Bomfim :: Laboratório de Comunicação 2011.1

Nenhum comentário:

Postar um comentário