13 de abr. de 2011

"Todo mundo mente!"

A série House M.D, conta a história de Gregory House, um médico extremamente racional que é excelente em elaborar diagnósticos, porém não é tão bom quando se trata de relacionamentos interpessoais. Ele não trata seus pacientes como pessoas, e sim como enigmas que precisam ser desvendados. Não possui um grande número de amigos. Aliás, possui somente um, o Dr. Wilson. Essa amizade não é totalmente recíproca, porque enquanto Dr. Wilson tenta ajudá-lo de toda maneira e sempre está disposto a isso, House se fecha ainda mais e abusa do amigo pra conseguir seus favores. Sempre manipula o Dr. Wilson pra conseguir o que quer.

House trabalha num hospital fictício em Princeton dirigido por Lisa Cuddy, personagem que o confronta diariamente a respeito de questões éticas. Porque os métodos de House são sempre arriscados e baseados em teorias complicadas e nem todos conseguem entender, porém ele sempre tem razão, mesmo quando a explicação não tem bases médicas. Essas bases médicas são discutidas por uma equipe que o ajuda a diagnosticar os seus pacientes, cada um possui uma história de vida peculiar, são eles: Dra. Cameron, Dr. Foreman e Dr. Chase. House explora as histórias de vida e experiências de cada um sempre que tem oportunidade. Ele sabe o que pode ferí-los ou incentivá-los, tem explicações pras atitudes que eles tomam e sabe o motivo que está por trás de cada comportamento.

O comportamento anti-social e até rabugento de House não se deve somente a sua inteligência e sarcasmo inerente. House tem uma dor crônica na perna direita, que é resultado de um coágulo que foi diagnosticado erroneamente e quando lhe foi dada a opção de amputar a perna ou tentar salvar a perna com o risco de sofrer de dor pelo resto da vida, ele optou por ter a perna inteira. Para controlar a dor e se anestesiar, ele se vicia em Vicodin, medicamento que o permite não sentir dor durante o uso, Uso esse cada vez mais frequente. Devido aos danos na perna House também utiliza uma bengala para andar.

”Todo mundo mente”, é o que House sempre sobre as pessoas. Por isso ele caracterizado como um misantropo. Porque apesar de ser um médico e salvar vidas, ele acha que todas são falsas e por isso ele não confia em ninguém. Obviamente, ele exagera nesse ponto, mas ao olharmos o mundo sob a ótica de House, percebemos que ele está certo. As pessoas mentem sempre. Seja por educação ou simplesmente por possuir má ídole. Só que, como ele mesmo prova, quanto mais racional formos, mais solitários também seremos. Pois nem tudo é lógica, nem tudo tem uma explicação racional.

Em alguns momentos da série, House é visto tocando guitarra ou piano. Instrumentos que o ator que interpreta House, Hugh Laurie, toca na vida real. Tal característica foi inserida pra mostrar um lado humano do personagem, que encontra na solidão e no som angustiante do blues a verdade que não enxerga nas pessoas.

Pra quem não conhece:



Alan Brum - 20102102550
Laboratório de Comunicação
Turma: 1COM33A
Prof: Érica Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário