13 de abr. de 2011

"Bem-vindo ao meu mundo"


“Constantine” é um filme de 2005 do gênero ação/terror baseado na HQ Hellblazer. O filme tem como personagem principal John Constantine (Keanu Reeves), um exorcista egocêntrico que faz de tudo para salvar sua alma do inferno. Em uma ordem cronológica temporal, vemos a história rodando em volta de Constantine, que ao exorcizar o demônio de uma adolescente percebe que algo mais incomum do que as coisas que ele vê e sabe sobre o céu e o inferno está prestes a acontecer.
Constantine é alguém que, desde pequeno, vê coisas que pessoas normais não podem ver, denominado por ele de maldição e pelo anjo Gabriel (Tilda Swinton) de dom. Quando criança, seus pais tratavam seu dom como uma doença e faziam ele passar por inúmeros exames. Um dia, não sabendo lidar com suas “visões”, comete suicídio e fica oficialmente morto por três minutos, sendo ressucitado logo em seguida. Passado esse curto tempo no inferno, para onde os suicidas vão não tendo direito nem de passar pelo juízo final, ele tenta ao decorrer de sua vida “cair nas graças” de Deus novamente. Para isso ele faz supostas boas ações, mandando demônios de volta para o inferno. A certa altura do filme ele chega a exemplificar como seria sua ida para o inferno: “O que faria se fosse condenado à uma prisão onde metade dos presos você que mandou para lá?”
Ao decorrer da trama, ele se mostra uma pessoa que vai apresentando mudanças. No começo ele é arrogante e finge entender e acreditar em muitas coisas, como na fé. Acaba descobrindo um câncer pulmonar maligno, onde ele fica se perguntando o por quê disso acontecer com ele. Quando diz isso, o anjo diz para ele “você vai morrer porque fumava trinta cigarros por dia desde os 15 anos. E você vai para o inferno pela vida que levou. Está ferrado”. Suas ações são egoístas, visando seu próprio benefício.
Depois do primeiro ponto de virada, é aonde as mudanças começam. As atitudes não são mais egoístas e ele começa a levar em consideração o bem-estar e segurança da policial Angela Dodgson (Rachel Weisz), que o ajuda durante o filme e que fica subentendido um sentimento de ambas as partes. Apesar de sua personalidade dizer que é um homem reservado e sozinho, ele sempre demonstra uma certa preocupação com seu amigos envolvidos na história. Se mostra um cara muito inteligente e decidido. Quando salva a alma da irmã gêmea de Angela que se suicidou e o mundo de ser dominado pelo filho de Lúcifer, é que ele consegue a salvação, sendo justificada pelo seu sacrifício. Depois disso, ele muda sua postura com a vida, para de fumar e compreende melhor os planos de Deus. Constantine é, definitivamente, um dos personagens mais complexos de se analisar, mas muito fácil de entender.


Juliana Ferreira Cardoso – 1COM13C

Nenhum comentário:

Postar um comentário