13 de abr. de 2011

Mulan

Mulan, uma jovem inteligente, bonita e determinada, é a única filha da Família Fa. Apesar de ter ótimas qualidades, tem uma grande dificuldade em mostrar para todos quem ela realmente é. Suas atitudes são diferentes das tradicionais meninas, pois ela possui uma personalidade muito forte e pensamentos diferentes das jovens de sua idade, que por viverem em uma sociedade muito tradicional, não questionam nada, apenas aceitam todas as coisas como elas são.
Uma tradição na China é quando as meninas vão até as casamenteiras, arrumar um marido e trazer honra para dentro de suas famílias. Quando Mulan vai até a casamenteira, a visita acaba sendo desastrosa e ela é expulsa sem a chance de poder encontrar um bom partido. Isso deixa-a bastante triste, pois seria uma das formas de trazer honra para sua familia.
Após esse acontecimento, o pai dela é convocado para se unir ao Exército Imperial, mas já está velho, sem condições físicas de ir para uma guerra. Vendo a situação de seu pai, Mulan encontra uma oportunidade de provar ser valor fora de uma sociedade ligada às tradições, assumindo corajosamente o lugar de seu pai no exército, se disfarçando como “Ping”. Com a ajuda de seu Guardião Mushu, um pequeno dragão enviado pelos seus ancestrais para ajudá-la, ela segue em frente em seu objetivo de levar honra para sua familia.
Após realmente conseguir entrar no exército, Mulan se dedica totalmente a ganhar o respeito de seus companheiros e do Capitão Shang. Sendo um dos soldados mais determinados, e esforçados, ela consegue o respeito que buscava e é aceita por seus companheiros.
No momento em que finalmente está totalmente enturmada com seus companheiros, sua farça é descoberta. O Capitão descobre que “Ping” não é um soldado, e sim uma jovem moça. Essa descoberta, faria Mulan ser morta, mas, como a mesma havia salvado a vida do Capitão em uma das batalhas durante a guerra, o mesmo resolve poupar a vida dela.
Mesmo depois de ser expulsa do exército, ela não desiste de voltar para casa com honra, e consegue descobrir que seus inimigos farão um ataque ao Imperador. Como é destemida, ela vai atrás de seu Capitão para avisar do perigo. O mesmo não dá atenção e não da ouvidos a ela, porém seus companheiros resolvem lhe dar outra chance e vão ajuda-la.  Seu empenho atinge o auge numa batalha contra o inimigo mais temido da China no telhado do palácio imperial, onde a honra de sua familia e o destino do Imperador da China fica em suas mãos.
Com muita garra, ela vence a luta contra Shan-Yu e salva a vida do Imperador, que fica profundamente grato e a presenteia com a espada do seu inimigo Shan-Yu.
Ao voltar para casa, Mulan leva como prova de sua coragem, determinação e superação, o presente que o imperador lhe deu, e mostra para seu pai, que joga a espada no chão e a abraça dizendo que seu maior orgulho é ter ela como filha.
Mulan é a 36ª longa-metragem de animação dos estúdios Disney, considerado um clássico, lançado em 1998. O filme narra a lenda de Fa Mulan, extraída de um clássico da literatura chinesa chamado Poema de Mulan. A história se passa em um período de conflitos.
O filme arrecadou 200 milhões de dólares somente nos Estados Unidos e mais de 310 milhões de dólares pelo mundo, superando os antecessores Hércules e O corcunda de Notre Dame.



Giulia Fernandes :: Laboratório de Comunicação 2011.1

Nenhum comentário:

Postar um comentário