13 de abr. de 2011

O Auto da Compadecida

O filme é uma das grandes comédias do cinema nacional, com um elenco espetacular e uma história que agradou/agrada a todos os públicos. É a prova de que o Cinema Brasileiro rima com qualidade e diversão.
Ao decorrer do filme, acompanhamos as aventuras de João Grilo (Matheus Nachtergale) e Chicó (Selton Mello), dois malandros que se metem em situações mirabolantes para conseguir dinheiro e se dar bem. Com isso, gera cenas engraçadíssimas, até chegar ao clímax, o final do filme, quando é realizado um “julgamento” e pessoas seriam enviadas para o céu ou para o inferno. Jesus, representado por Maurício Gonçalves, decide dar mais uma chance a João Grilo e perdoar seus pecados, irritando completamente o Satanás, representado por Luís Melo.
No elenco, além dos principais já citados, tem Fernanda Montenegro, fazendo o papel de Virgem Maria; Marco Nanini representando o líder Cangaceiro; Denise Fraga; Diogo Vilela; Lima Duarte e Luis Melo.
O filme é uma versão da minissérie de 1999, já que foi editado da TV para o cinema. Como Guel Arraes teve que condensar mais de seis horas de história em apenas duas horas, vários momentos existentes na minissérie ficaram de fora no filme como o do gato que bota ouro. Isso nem pode ser considerado um defeito, já que a edição do filme não deixou nada "em aberto" ou que pudesse dificultar a compreensão da história.
Luisa Pinheiro :: Laboratório de Comunicação 2011.1

Nenhum comentário:

Postar um comentário